Diretoras da rede municipal participaram de um treinamento do uso do botão de pânico e a organização das etapas de resposta em situações de risco. O encontro aconteceu na última quarta-feira (10/07), na Casa da Educação Visconde de Mauá reunindo representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Defesa Civil (DC), da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Centro Integrado de Monitoramento e Operações (Cimop).
O sistema de botão de pânico e videomonitoramento já está instalado nas 191 escolas da rede municipal. O recurso funciona em tempo integral e permite que, em caso de emergência, um alerta seja enviado diretamente aos operadores do Cimop. A partir desse acionamento, as imagens captadas pelas câmeras são acessadas em tempo real, e as equipes responsáveis, Guarda Civil, Polícia Militar (PM), Bombeiros ou Defesa Civil, são imediatamente mobilizadas conforme os protocolos estabelecidos.
Durante o treinamento, foram apresentados os procedimentos que compõem a resposta às ocorrências: acionamento, recebimento da notificação, deslocamento das equipes, acompanhamento e emissão de relatório. As escolas permanecem monitoradas também fora do período de aulas.
“O sistema representa um avanço na proteção dos espaços escolares. Estamos garantindo que as diretoras conheçam, em detalhes, todas as etapas de operação para que possam agir com firmeza e responsabilidade em casos de risco”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
A capacitação foi organizada pela Secretaria de Educação, que orientou as gestoras quanto à integração entre as escolas e os órgãos de segurança. A ferramenta opera com tecnologia em nuvem, o que mantém o funcionamento mesmo diante de falhas locais. Os operadores do Cimop foram previamente treinados para seguir os fluxos definidos pela rede municipal.
“Essa formação tem como objetivo principal preparar as equipes escolares para lidar com situações que exijam respostas imediatas. Ao entenderem o funcionamento do botão de pânico, estarão mais aptas a proteger os estudantes, profissionais e familiares”, afirmou a secretária de Educação, Ana Carolina Kapler.
As orientações incluíram também a atualização das rotinas internas das unidades para que os procedimentos sejam executados de forma integrada. O envolvimento das diretoras no processo é considerado fundamental para a eficácia das ações.
“Estamos estabelecendo um padrão de atuação preventiva, construído a partir da escuta das escolas e da colaboração entre os diferentes setores envolvidos. Essa troca é essencial para garantir respostas mais ágeis e eficientes”, concluiu Ana Paula Valle, chefe do Departamento de Supervisão e Inspeção Escolar.