Com o avanço do mês de julho, o GSH Banco de Sangue Santa Teresa faz um novo alerta à população: os estoques seguem em nível crítico, mas ainda há tempo para mudar esse cenário. Basta um gesto de solidariedade para garantir o atendimento a pacientes que dependem diariamente de transfusões.
O período de férias tem impacto direto nessa baixa. Uma pesquisa recente do Instituto Locomotiva, realizada entre 17 e 23 de junho com 1.500 pessoas, revelou que 53% dos brasileiros planejavam tirar férias em julho, e entre eles, 83% pretendiam viajar. Esses números refletem diretamente nas doações de sangue, já que a viagem se torna um fator que afasta muitos potenciais doadores, o que, somado ao frio e ao aumento de doenças respiratórias, agrava a situação dos estoques sanguíneos.
“Estamos na segunda quinzena de julho e o cenário ainda é crítico, mas pode ser revertido com o engajamento da população. Nossos estoques estão 70% abaixo do nível ideal, sendo que a necessidade maior é de sangue O negativo. Pedimos que quem está saudável doe sangue antes de viajar ou logo após o retorno”, reforça Eliane Custódio, captadora de doadores do GSH Banco de Sangue.
Como e onde doar:
• Se você é doador ou conhece alguém que possa doar vá o quanto antes ao Banco de Sangue.
• O Banco de Sangue Santa Teresa atende diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos finais de semana, na Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, Bingen.
A instituição lembra que doar sangue é rápido, seguro e fundamental, especialmente nesta época do ano. A solidariedade não pode entrar em recesso, cada doação pode salvar até quatro vidas.