Águas do Imperador promoveu, na última semana, um treinamento técnico para profissionais do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua). A iniciativa reuniu representantes de 12 municípios: Petrópolis, Bom Jardim, Cantagalo, Cachoeira de Macacu, São José do Vale do Rio Preto, Carmo, Cordeiro, Nova Friburgo, Trajano de Moraes, Engenheiro Paulo de Frontin, Duas Barras e Mendes. No total, 28 técnicos do Vigiágua e representantes do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) participaram da atividade.
O treinamento foi ministrado pelo supervisor de Operações da Águas do Imperador, Denilson Firmino, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Mosela. Durante a visita técnica, os participantes puderam conhecer de perto as etapas de tratamento de água em estações por ciclo completo e por filtração direta.
“Receber os técnicos do Vigiágua aqui reforça nosso compromisso com a transparência e a parceria com os órgãos de saúde pública”, destaca Denilson Firmino.
Além de acompanhar os processos operacionais, os técnicos também visitaram o laboratório operacional, onde foram expostos os procedimentos de análise da água, fundamentais para o controle de qualidade diário.
“A integração das equipes foi fundamental para alinhar o conhecimento de diversos processos sob perspectivas diferentes, desde a produção da água até o monitoramento de sua qualidade para a população na rede de distribuição”, destaca o coordenador de Operações, Fabiano Sutter.
O Vigiágua é um programa do Ministério da Saúde que atua em conjunto com as Secretarias Municipais e o Lacen para monitorar e fiscalizar a qualidade da água destinada ao consumo humano, garantindo que atenda aos padrões de potabilidade definidos na legislação vigente.
“A visita técnica na Estação de Tratamento de Água Mosela foi essencial para entendermos na prática os pontos a serem verificados nos programas de qualidade da água”, afirma a agente de Combate às Endemias e técnica do Vigiágua em Petrópolis, Cátia Gonçalves.