A Prefeitura vai dar um reajuste de 8% para os servidores públicos municipais – 3% agora em julho e 5% em janeiro de 2026. O projeto de lei enviado pela Prefeitura foi aprovado pela Câmara de Vereadores na noite desta quarta-feira (16/07). O reajuste vale para os servidores ativos e inativos da Administração Direta, Indireta, Autarquia e Fundacional do município.
A medida foi apresentada como resultado de um esforço orçamentário dentro do cenário de calamidade financeira decretado pela administração municipal.
“Herdamos um orçamento totalmente deficitário, o que limitou significativamente a margem de ação neste ano. Neste ano, após muitas discussões, conseguimos chegar em um aumento dentro da realidade financeira do município. Acreditamos que, em 2026, com uma nova realidade orçamentária e mais equilíbrio nas contas públicas, principalmente com relação ao ICMS, teremos condições para avançar nas pautas dos servidores. Mas é importante lembrar que em 2024, com muito mais recursos municipais, os servidores não tiveram nada de aumento”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.
O percentual do reajuste foi discutido em reuniões em torno do dissídio com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sisep), do Sindicato dos Fiscais Municipais de Petrópolis (SindiFisc), do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) e da Guarda Civil. Foi criado um grupo de trabalho, com participação dos sindicatos e da gestão municipal, com o objetivo de acompanhar os impactos financeiros das medidas e garantir maior transparência e diálogo permanente entre as partes.