Com a proximidade do dia 15 de agosto, data marcada para a nova empresa vencedora do leilão da BR-040 assumir a concessão da rodovia, o Movimento Petrópolis 2030 reforça seu alerta quanto à urgência de diálogo e articulação entre os agentes envolvidos no processo. A menos de 30 dias da mudança, o grupo — que reúne atualmente 30 entidades representativas da sociedade civil e dos setores produtivos da cidade — quer estabelecer uma relação de diálogo e transparência com a nova concessionária e com a participação da sociedade, incluindo representantes de áreas econômicas. O deputado federal Hugo Leal, que tem papel decisivo no leilão para nova concessão, é o porta-voz do Movimento junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o consórcio Nova Estrada Real.
A nova concessão do trecho da BR-040 entre Juiz de Fora e o Rio de Janeiro foi definida em leilão realizado em 30 de abril. O vencedor foi o Consórcio Nova Estrada Real, que ofereceu um desconto de 14% sobre a tarifa básica de pedágio. Esse projeto de concessão tem duração prevista de 30 anos e abrange 218,9 km de rodovias, incluindo trechos da BR-040 e da BR-495. O consórcio anunciou investimentos estimados em R$ 5,1 bilhões para obras e R$ 3,77 bilhões em custos operacionais.
A principal preocupação do Movimento é evitar que se repita o histórico de omissão e descaso registrado na gestão da Concer. Desde 1996, início da concessão, a empresa acumulou promessas não cumpridas, obras paralisadas e um evidente descompromisso com Petrópolis. Um dos ícones do não cumprimento do contrato é o abandono da construção da nova pista de subida da serra. A conclusão desta intervenção encabeça a pauta com mais de 20 reivindicações entre obras, programas e serviços que o Movimento prega estarem em operação até 2030 como forma de retomada do desenvolvimento econômico de Petrópolis.
“Estamos acompanhando atentos a essa transição e o Movimento propõe criar um canal de diálogo, desde o início, para garantir que os interesses de Petrópolis sejam respeitados. O deputado Hugo Leal está levando este pleito à concessionária e a ANTT, além de pontos já estabelecidos como prioritários para a cidade na gestão da rodovia”, afirma Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis e coordenador do Movimento Petrópolis 2030.
É objetivo do grupo, assim que a empresa assumir a concessão, promover uma agenda efetiva e sistemática com os agentes envolvidos, incluindo os órgãos fiscalizadores, inclusive com encontros presenciais envolvendo os representantes do poder público municipal, estadual e federal e os setores econômicos da cidade. A ideia é pactuar compromissos e prazos — e, mais importante, garantir que eles sejam cobrados e cumpridos. A nova subida da serra é a principal pauta de trabalho do movimento que trabalha pela implementação de itens considerados prioritários para a economia da cidade até 2030.
“O momento de agir é agora. Se deixarmos passar esse início sem articulação, corremos o risco de reviver os mesmos erros do passado. Precisamos de uma nova história para a BR-040, com transparência, responsabilidade e compromisso com Petrópolis”, completa Mohammad. O Movimento Petrópolis 2030 ressalta que essa articulação não é apenas necessária, mas estratégica para o futuro da cidade. A BR-040 é a principal via de acesso aos mais de dois milhões de turistas que visitam a cidade por ano, além de ser essencial para o escoamento de produção de 277 indústrias locais e para a rotina de mais de 10 mil petropolitanos que se deslocam diariamente à Região Metropolitana do Rio.