Planos incluem realização de concurso público para renovar a corporação, estudo de uma nova sede e busca por mais qualificação para os agentes
O prefeito Hingo Hammes reforçou nesta sexta-feira (18/07) o compromisso em promover avanços para a Guarda Civil Municipal. A corporação realizou uma solenidade no Palácio de Cristal para marcar os 101 anos de fundação, completados no último dia 12. O prefeito reafirmou que, entre as metas do governo, estão a realização de um novo concurso público para renovar o quadro de agentes, estudos para uma nova sede para a instituição e a busca por mais qualificação dos guardas civis.
“Petrópolis é a cidade mais segura do Estado, e a Guarda Civil faz parte desse resultado. A Guarda está nas ruas todos os dias, observando as necessidades da nossa população e interagindo com os outros órgãos de segurança. Sabemos da importância de cada agente e eu quero agradecer pelo trabalho no dia a dia”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.
Hoje, a Guarda Civil tem cerca de 180 agentes, que fazem diversos serviços: orientação de trânsito, proteção às atividades municipais, apoio a fiscalização municipal, Ronda Escolar, proteção e segurança preventiva em todos os eventos organizados ou apoiados pela Prefeitura, apoio a Secretaria de Meio Ambiente e o Grupamento de Operações com Cães atua na detecção de armas e entorpecentes, contenção de distúrbios, buscas de cadáveres e cinoterapia.
Na solenidade, o prefeito Hingo Hammes destacou que reconhece a necessidade de ampliar o quadro de agentes para realizar todos os serviços. Também ressaltou que faz parte dos planos uma nova sede para atender as demandas da corporação e que o município já está estudando alternativas para isso. Ambas as medidas devem avançar a partir do ano que vem.
De imediato, a Prefeitura está buscando o aprimoramento do trabalho dos agentes que atuam na Guarda. A Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSSOP) está articulando um convênio com a Polícia Federal (PF) para promover a qualificação da corporação.
“No dia a dia com a Guarda, eu vejo o quanto a instituição precisa ser ainda mais valorizada e estamos trabalhando para isso. Meus parabéns pelo trabalho e pela importância que vocês têm para a cidade”, disse o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Marcelo Chitão, na solenidade.
“É uma honra para todos nós estarmos na Guarda Civil. Temos mais de um século de trabalho pela cidade e nosso objetivo é crescer cada vez mais”, ressaltou o comandante da Guarda Civil, Eliel Silveira.
Também estiveram presentes na solenidade secretários municipais; o delegado da 105ª Delegacia de Polícia (DP), Nei Loureiro e o comandante do 32° Batalhão de Infantaria Leve, tenente-coronel Rodrigo Oliveira Genial.
Foto Divulgação