A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), promoveu, neste sábado (19/07), no Hospital Regional Dra. Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda, um mutirão de consultas e exames para cirurgias ortopédicas. Mais de 70 pacientes foram atendidos durante a ação, que integra o programa “Agora tem especialistas”. O objetivo é reduzir o tempo de espera por este tipo de procedimento na rede SUS do estado.
A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, esteve na unidade para acompanhar o início do mutirão. Esta foi a primeira etapa da triagem para as cirurgias que estão reguladas no Sistema Estadual de Regulação (SER). O subsecretário de Atenção à Saúde da SES-RJ, Caio Souza, e o diretor Adjunto do Ministério da Saúde, Rodrigo Lages, também estiveram na unidade.
“Começamos hoje com 50 consultas de coluna e 25 de joelho. Ao longo da semana, teremos mais 100 atendimentos na linha de ortopedia. Estamos hoje aqui adiantando o tempo de espera na fila na linha de ortopedia. Teremos ainda outros mutirões e outras linhas de cuidado aceleradas em nossas unidades dentro do programa Agora tem Especialistas, do Ministério da Saúde “, afirmou a secretária estadual de Saúde, Claudia Mello.
O aposentado Mauro Maurício de Oliveira, de 60 anos, morador de Piraí, na região do Vale do Paraíba Fluminense, foi atendido no mutirão. Há anos, convive com fortes dores na coluna e tem indicação de cirurgia. Após a consulta, seguiu para o centro de imagens com o pedido médico e foi atendido. “Foi muito rápido e já fiz o raio-x. O médico foi atencioso e já saio daqui com a minha nova receita”, disse Mauro.
O Hospital Regional Zilda Arns, em Volta Redonda, alcançou a marca de 10 mil cirurgias ortopédicas e gerais realizadas desde a abertura do seu centro cirúrgico, em julho de 2022. Unidade de retaguarda, o hospital integra a rede estadual de saúde, oferece suporte para atendimento de média e alta complexidade e é referência no atendimento de pacientes que necessitam de cuidados intensivos, tanto adulto quanto pediátrico.
Construído em uma área de aproximadamente 54 mil metros quadrados, o hospital está localizado na BR-116, às margens da Rodovia Presidente Dutra. É o maior hospital do interior do estado e atende a uma população de cerca de 1,2 milhão de pessoas de 12 municípios da região e ainda de outras localidades do Estado do Rio de Janeiro, através do Sistema Estadual de Regulação.
*Investimentos em infraestrutura*
Nos últimos anos, vem recebendo investimentos, especialmente em modernos equipamentos, como o de ressonância magnética, que conta com recursos de inteligência artificial e mesa com capacidade para realizar exames em pacientes obesos e abertura de 70cm, conferindo mais conforto e menor sensação de claustrofobia aos pacientes, e, também, menos ruídos e maior rapidez na realização do exame. O equipamento é utilizado em exames cardíacos, vasculares e oncológicos.
Além dos exames de imagem, o centro cirúrgico da unidade também teve seu funcionamento estendido. Com seis salas para procedimentos de alta complexidade, está funcionando também nos fins de semana. Entre os procedimentos realizados na unidade estão cirurgias ortopédicas, torácicas, vasculares, além de broncoscopias e laqueaduras tubárias.
Foto Divulgação SES-RJ