O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Petrópolis (Comdema) está com inscrições abertas para a eleição dos representantes da sociedade civil que vão compor o órgão no biênio 2025–2027. A eleição será realizada no próximo dia 7 de agosto, às 18h, na Casa dos Conselhos Municipais, na Avenida Koeler, nº 260, no Centro, em anexo à sede da Prefeitura.
Podem participar do processo apenas entidades legalmente constituídas há pelo menos dois anos, que tenham sede em Petrópolis e comprovem atuação na área ambiental. O prazo para entrega da documentação termina no dia 1º de agosto, e os envelopes devem ser entregues lacrados na Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta.
A documentação exigida inclui o estatuto social ou ata de fundação da entidade, ofício em papel timbrado com nome dos candidatos a titular e suplente, cópias dos documentos de identidade e CPF, além da ata da última eleição da diretoria registrada em cartório. Todos os detalhes estão disponíveis no site da Casa dos Conselhos: www.petropolis.rj.gov.br/ccm/.
Representações
A eleição vai escolher representantes da sociedade civil para nove segmentos:
- Classe empresarial (2 vagas);
- Entidades de classe de profissionais liberais ligados ao meio ambiente (2 vagas);
- Cooperativas de catadores de resíduos sólidos (1 vaga);
- ONGs ambientais, com atuação na proteção, conservação ou recuperação dos recursos naturais (2 vagas);
- Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e sub-bacias hidrográficas dos Rios Paquequer e Preto (1 vaga);
- Instituições de ensino e pesquisa com atuação ambiental (2 vagas);
- Associações de moradores (3 vagas).
Participação ativa
O coordenador da comissão organizadora da eleição, Rogério Guimarães, reforça a importância da participação popular. “É essencial que a sociedade civil esteja presente nas decisões ambientais da cidade. O Comdema discute temas como saneamento, cobertura vegetal, mobilidade urbana e até poluição visual e sonora. É muito importante essa participação da sociedade civil lá, mostrar um outro ‘olhar’. Você dá voz ao cidadão”, disse.
Guimarães lembra que o conselho é paritário, com metade dos membros do poder público e metade da sociedade civil. “Essa composição permite que diferentes olhares ajudem a construir políticas públicas mais justas e eficientes”, afirmou.
Desafios e prioridades
Entre as prioridades do próximo mandato estão:
- Melhorar a conservação das árvores públicas, especialmente no Centro Histórico;
- Ampliar a cobertura vegetal urbana, com mais áreas verdes e arborização;
- Avançar na universalização do saneamento básico;
- Apoiar projetos como o distrito ecológico e o estudo de impacto de vizinhança;
- Requalificar o Parque Natural Municipal da Rua Ipiranga, com banheiros e centro de visitantes.
“Petrópolis tem equilíbrio ambiental razoável, mas pode avançar muito. Precisamos unir esforços entre poder público e sociedade civil”, destacou o coordenador da comissão, que também é presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto.