Os excelentes desempenhos são frutos da participação dos estudantes em projetos com foco na produção de texto
Dentre as dez escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro com as melhores médias na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024, oito estão localizadas fora da capital e duas na Baixada Fluminense. O resultado demonstra o avanço da qualidade da educação em diferentes regiões do estado e pode servir de base para os próximos anos. Os excelentes desempenhos são frutos da participação dos alunos em projetos com foco na produção de texto. As notas de todas as unidades brasileiras, em cada disciplina, foram divulgadas na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
As escolas que conquistaram as maiores médias parciais nesta modalidade, com maior peso no exame, realizam projetos como Redação 900+ e Redação 1k, entre outros. Durante as aulas, os estudantes aprendem sobre técnicas de redação, gêneros, variedades linguísticas, funções da linguagem e métodos de como se criar um bom texto.
— O Enem 2024 contou com a inscrição de 82% dos alunos da rede estadual. Iniciativas como essas são determinantes para resultados satisfatórios. Estamos orgulhosos do desempenho dessas unidades. Projetos assim só comprovam que, com orientação, foco e estudo, é possível que nossos estudantes tenham acesso ao Ensino Superior — disse a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Essas unidades se destacam por realizar um trabalho forte, que leva para a sala de aula, além da técnica, apostilas, vídeos motivacionais, memes com dicas e cartazes de divulgação das aulas sempre alinhados ao universo dos adolescentes.
Melhor nota é da Região Sul Fluminense
Com a maior média entre as escolas da rede, o Ciep 403 Maria de Lourdes Giovannetti – Cívico-Militar, em Volta Redonda, no Sul Fluminense, tem acesso às aulas de redação desde a primeira série do Ensino Médio. Os professores de Língua Portuguesa e de Laboratório de Linguagem incentivam a produção textual e realizam um trabalho intensivo de discussão e reflexão sobre os problemas sociais atuais do país.
— Vivenciamos o trabalho em sala de aula e vimos que a disciplina e o foco, unidos a um trabalho sério, traz aos nossos jovens segurança e estabilidade, abrindo horizontes e gerando frutos. Acreditamos no projeto das cívico-militares, porque ele é eficiente e transforma vidas — afirmou a diretora-adjunta, Danielli Deoscanio.
Exemplos de sucesso
Sara Guedes é ex-aluna do Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, e fez o exame em 2024. Ela credita sua aprovação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ao Projeto Redação 1k, uma iniciativa pedagógica realizada pela professora Luciana Varella, de Língua Portuguesa, desde 2022.
— Sou imensamente grata por tudo o que o projeto fez por mim. Hoje em dia, sou aluna da melhor faculdade federal do país, a UFRJ, no curso de Relações Internacionais, e grande parte desse mérito se deve ao apoio que recebi durante o meu ano de vestibular — destacou Sara.
Já a estudante Carolline da Silva, de 18 anos, da 3ª série do Colégio Almirante Rodrigues Silva, está focada na prova do Enem 2025. Ela pretende fazer a faculdade de Designer Gráfico e acredita que o projeto de redação na escola é fundamental como preparação para o exame nacional e para o mercado de trabalho.
— A apostila de redação que utilizamos foi uma ferramenta muito boa, que me ajudou a entender melhor a estrutura de uma redação e a praticar em casa de forma autônoma. Posso dizer que somou muito na minha vida — disse Carolline.
Confira as escolas da rede estadual com melhores desempenhos na redação do Enem 2024:
1. Ciep 403 Maria de Lourdes Giovannetti – Cívico-Militar, em Volta Redonda.
2. Colégio Estadual Almirante Rodrigues Silva, em Valença
3. Colégio Estadual 1º Sargento BM Luiz Carlos Gonçalves Fischer, em Carmo
4. C.E. Subtenente PM Cláudio Hentzy Ferreira, em Santo Antônio de Pádua
5. Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa, de Nilópolis, em Nilópolis
6. Centro Familiar de Formação por Alternância Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I, em Nova Friburgo
7. Colégio Estadual 2º Tenente BM Sérgio Rodrigues da Silva, em Cordeiro
8. Ciep 218 Ministro Hermes Lima – Intercultural Brasil-Turquia, em Duque de Caxias
9. Colégio Estadual Doutor Galdino do Valle Filho, em Nova Friburgo
10. Colégio Estadual Augusto Spinelli, em Nova Friburgo