O período da alta temporada do turismo em Petrópolis termina este mês com um saldo positivo na quantidade de turistas e visitantes. Entre 1º de maio e 31 de julho, a rede hoteleira, por exemplo – composta por 6.600 leitos – registrou 79.357 turistas hospedados. Os números dos museus administrados pela Prefeitura também revelam que a cidade é o destino preferido nesta época do ano. A Casa de Santos Dumont recebeu no período 47.389 visitantes e o Museu Casa do Colono, 5.580 pessoas.
“Nossa cidade se consolida como destino de inverno. Além do clima mais frio os grandes eventos, como a Bauernfest, que atraiu meio milhão de pessoas nos 17 dias de festa, também impulsionam o turismo na alta temporada. É economia aquecida e geração de oportunidades para toda a cidade”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.
No turismo, distingue-se turista — quem dorme no destino e movimenta hotéis, alimentação e serviços locais — de visitante — quem chega para eventos ou atrações sem necessariamente pernoitar.
No recorte internacional, o Observatório do Turismo Regional registrou 50 mil turistas estrangeiros em Petrópolis entre janeiro e maio. “Considerando a proximidade de menos de 70 km da capital, além da riqueza histórica, natureza exuberante, e da infraestrutura de acesso, Petrópolis tem todas as condições de conquistar uma fatia maior desse mercado. Investir em parcerias com operadoras estrangeiras, roteiros temáticos e divulgação direcionada pode impulsionar o turismo internacional na cidade para os próximos anos”, destacou o secretário de Turismo, Pablo Kling.
Outro dado importante são as hospedagens na plataforma Airbnb. Na cidade são mais de dois mil imóveis disponíveis. Durante a Bauernfest, segundo levantamento do Disque Turismo, menos de 400 estavam disponíveis. “Investir em turismo é fortalecer toda a cadeia produtiva de Petrópolis, garantindo emprego, renda e visibilidade à nossa cidade”, concluiu o prefeito Hingo Hammes.