O Consórcio Nova Estrada Real, vencedor do leilão da concessão da BR-040, solicitou à Agência Nacional De Transportes Terrestres (ANTT), a prorrogação do prazo para cumprir as condições prévias à assinatura de contrato. Diante disso, a previsão para assinar se estendeu até o dia 29 de setembro.
A assinatura estava prevista para ocorrer até o dia 15 de agosto, mas com a decisão, o prazo foi prorrogado para o dia 29 de setembro. O Consórcio Nova Estrada Real vai assumir a gestão da BR-040, 30 dias após o contrato ser assinado. Além disso, a nova concessionária terá até o dia 5 de setembro para comprovar as condições prévias necessárias para permitir a assinatura do documento.
A nova empresa vai ser responsável também por um trecho da BR-495, de Itaipava até o entroncamento com a BR-040. Ainda na BR-040, a concessionária vai administrar o trecho de Juiz de Fora até a divisa com o Estado do Rio de Janeiro e da divisa com Minas Gerais até o Trevo das Missões, também no Rio.
A concessionária vai ser a responsável pelos trechos por 30 anos. No consórcio está prevista a obra da nova subida da Serra de Petrópolis, que é aguardada há décadas. Assim como investimentos de R$ 8,84 bilhões.
A Concer informou, através de nota, que coopera com o processo de transição com a nova concessionária visando a uma transferência de gestão mais adequada possível aos usuários da rodovia.