Basta uma única chance para que crianças de comunidades mostrem sua rica matéria-prima e desenvolvam seus talentos a partir de ações socioculturais. É no Projeto Campinho Pastoral que elas aprendem a cantar, a dançar, a tocar um instrumento e essa magia se revela no Projeto Teatro Musical, que estará no palco do Centro Comendador Armindo da Fonseca (rua Comendador Pinto, 2, bairro Campinho) no dia 2 de agosto, às 10h, com entrada franca.
Meninos e meninas vão apresentar o fruto de um semestre inteiro de aulas com dezenas de crianças, ministrado por professores de dança, canto coral, teoria musical, violão e literatura. Será a culminância das atividades, com visita guiada à exposição do Circuito Cultural Literário; Contação de História do livro “Capoeira” e exibição do Teatro Musical dos alunos.
“É um momento de enorme satisfação podermos apresentar o resultado desse trabalho realizado com apoio da Rede D´Or, propiciando para nossas crianças e adolescentes novas perspectivas culturais com aulas de teatro musical, biblioteca, contação de histórias e violão. É lindo ver como elas agarram essa oportunidade, a cada segundo das atividades que o projeto social da Pastoral do Menor proporciona” –comemora Regina Leão, coordenadora da ação. Claudia Souza é coordenadora do espaço; Margarida Braga é contadora de histórias; Ana Caroline Vicente e Luciano Conceição são educadores sociais e Washington da Silva instrutor de capoeira.
O diretor Artístico, maestro Leonardo Randolfo, revela que as crianças da comunidade de Campinho “possuem enorme potencial e uma avidez incrível de aprender. É só identificar essas capacidades e burilar. É extremamente gratificante para todo o nosso time de profissionais, ver o bom resultado do primeiro semestre” – destaca. Como professores da área artística estão: Marcelo Vieira de teoria musical; Giovana Pedrosa de canto coral; Letícia Mello de dança e Carlos Mansone de violão.
A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro através da Pastoral do Menor, é responsável pela realização do projeto em parceria com a Escola de Música Cristo Redentor. O patrocínio é da Rede D´Or e SulAmérica, e Prefeitura do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do ISS do Rio de Janeiro.
As aulas e outras ações socioculturais e esportivas, acontecem gratuitamente ao longo da semana no Centro Sócio Esportivo Comendador Armindo da Fonseca, no bairro carioca de Campinho. A contrapartida de sustentabilidade, também de grande importância com abordagem educativa, acontece através de palestras semanais sobre reciclagem e a realização de um mutirão de limpeza. O exercício da manutenção do espaço limpo, o cultivo do hábito da reciclagem do lixo e da alimentação saudável, com ação extensiva às famílias, é igualmente essencial ao trabalho como um todo.