As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços voltados ao atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino de Petrópolis. Equipadas com materiais pedagógicos, recursos de acessibilidade e tecnologias assistivas, essas salas oferecem suporte complementar para estudantes com deficiência e/ou neurodivergência, garantindo condições adequadas de aprendizagem e participação no ambiente escolar.
Com 63 salas em funcionamento distribuídas em 51 unidades escolares, o município atende atualmente 905 alunos com apoio individualizado ou em grupos, conforme as necessidades de cada estudante. A Política Pública de Inclusão Educacional busca assegurar o direito à educação para todos, com foco na equidade e no respeito às singularidades. A próxima Sala de Recursos Multifuncionais será instalada no Centro de Educação Infantil (CEI) ABEFI, na Fazenda Inglesa. A inauguração está prevista para segunda-feira (04/08).
“Cada nova sala representa um passo importante para garantir o direito de todos os estudantes ao aprendizado. É uma política que fortalece o compromisso com a inclusão e com uma rede pública que acolhe e respeita as diferenças”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.
O trabalho das Salas de Recursos é desenvolvido no contraturno escolar e conduzido por professores, que atuam de forma articulada com as equipes pedagógicas das unidades. O objetivo é promover o desenvolvimento das habilidades dos estudantes, respeitando seus ritmos e removendo barreiras à aprendizagem.
“As Salas de Recursos Multifuncionais só funcionam com o envolvimento direto dos professores e da integração com as equipes pedagógicas. Estamos investindo na formação e na ampliação desse atendimento em toda a cidade”, explicou a secretária de Educação, Ana Carolina Kapler.
A chefe do Núcleo de Educação Especial, Claudia Mussel, reforçou a importância da participação das famílias e da comunidade escolar no processo de inclusão.
“Receber essa sala é uma conquista que impacta diretamente a aprendizagem e o cotidiano das crianças. É um reforço concreto na missão de tornar a escola cada vez mais inclusiva”, destacou.