A Unimed Petrópolis comemorou nesta sexta-feira (01) o aniversário de 01 ano do espaço TE Acolhemos, unidade voltada exclusivamente para pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Localizada na Avenida Ipiranga, nº486, a casa une modernidade e acolhimento, com espaços cuidadosamente pensados para oferecer um atendimento multidisciplinar especializado e também atividades lúdicas e recreativas.
Atingindo 100 pacientes ativos, durante este primeiro ano foram realizados 30 mil atendimentos entre: Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicopedagogia, Nutricionista, Assistente Social, entre outros.
A idealizadora do projeto, Dra. Rosane Klôh Banger, vice-presidente da Unimed Petrópolis explica que o TE Acolhemos segue o propósito da cooperativa que é promover a saúde e levar bem-estar às pessoas.
“Esse espaço foi criado com muito carinho para trazer transformação à essas crianças, para que elas evoluam na parte social, pessoal e nós estamos aqui para acolher todas as famílias. Começamos com 28 pacientes e hoje chegar à marca de 2.500 atendimentos por mês nos mostra que estamos no caminho certo”, explica Dra. Rosane.
O presidente da Unimed Petrópolis, Dr. Claudio Batista agradeceu a toda equipe multidisciplinar e aos pais presentes na comemoração, pela dedicação e confiança depositada na cooperativa desde a inauguração do espaço.
“É uma conquista para as nossas crianças com autismo e também para as famílias que contam com um ambiente de acolhimento e tratamento. Cada espaço foi projetado com muito cuidado e queremos que enquanto as crianças estiverem em seus atendimentos, os pais tenham a segurança de que seus filhos estão recebendo um atendimento individualizado e humanizado. Ofereceremos todos os recursos necessários para impulsionar o desenvolvimento dos nossos pacientes”, disse Dr. Claudio.
A supervisora técnica e psicóloga do espaço, Tatiana Cerqueira destaca outra grande conquista para a qualidade do atendimento do espaço, a construção do Conselho Consultivo com mães voluntárias. Além de ouvir e promover uma gestão participativa com as mães, os feedbacks gerados são essenciais não só para fortalecer as equipes, mas também para trazer tranquilidade aos pais que estão chegando.
“O Conselho Consultivo vem somar força conosco na gestão e também nos auxiliam para receber os novos pais e pacientes. As mães tem uma importância muito grande para tranquilizar essas famílias, reforçando que recebemos todos com muito carinho para fazer a adaptação no nosso espaço da melhor forma e sempre participando e incluindo os pais a cada atendimento. Nossa equipe multidisciplinar se reúne diariamente para traçar as melhores estratégias de conduta dos pacientes para assegurar não só um atendimento de excelência, mas um ambiente acolhedor e humanizado”, finaliza Tatiana.