Um incêndio em vegetação, atingiu a região do Itamarati, em Petrópolis, nesta segunda-feira (4). Em vídeos que circularam nas redes socias, é possível ver à proporção que as chamas atingiram e só foram contidas 00h, desta terça-feira (5). As chamas se alastraram com facilidade, sendo necessária a ação do corpo de bombeiros e diversos voluntários.
Segundo testemunhas, as chamas tiveram início na altura da Rua Bernardo Proença, mas logo se alastraram. O Corpo de Bombeiros informou que as chamas só foram debeladas nos primeiros minutos desta terça-feira por volta de meia noite e vinte. A corporação iniciou o combate na altura da Rua Augusto Igrejas Martins, no Itamarati, na região do Alcobacinha.
Vale destacar, que nessa época de seca no Brasil, que geralmente ocorre entre junho e setembro, aumenta significativamente o risco de incêndios florestais e queimadas. A baixa umidade do ar e as altas temperaturas criam condições ideais para a propagação do fogo, tanto em áreas rurais quanto urbanas. E apesar de não ter sido confirmada a causa desse incêndio em específico, cerca de 95% dos incêndios florestais, em todo o mundo, são provocada pela ação humana, o que evidencia o impacto direto do comportamento das pessoas sobre o meio ambiente.
Entre as principais causas estão a soltura de balões, que podem cair em áreas de vegetação e iniciar focos de fogo, e o descarte inadequado de guimbas de cigarro, muitas vezes jogadas ainda acesas em locais secos. Enquanto apenas 5% dos casos têm origem em causas naturais, como raios.