Agentes da Delegacia de Meio Ambiente (DPMA) resgataram 90 aves, e prenderam dois homens transportando os animais no porta-malas de um carro. Eles foram flagrados, nesta terça-feira (05/08), na descida da Serra de Petrópolis. A ação foi deflagrada em conjunto com as polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal.
As investigações apontaram que os criminosos saíram de Minas Gerais com destino ao município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde as aves, da espécie trinca-ferro, seriam vendidas em uma feira livre. As diligências ocorreram após intenso trabalho de inteligência e monitoramento de agentes da DPMA, que identificaram a relação dos criminosos com o comércio ilegal de animais silvestres.
Segundo os agentes, os animais foram encontrados em caixas de papel de pequenas dimensões, caracterizando maus-tratos. As aves silvestres apreendidas serão encaminhadas ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Os dois criminosos foram autuados em flagrante pelos crimes de receptação qualificada, associação criminosa e maus-tratos a animais. As investigações continuam para identificar e responsabilizar outros envolvidos no esquema criminoso.