Faltando pouco para o Dia dos Pais, o comércio de Petrópolis se prepara para uma das fases mais movimentadas do período. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise, 12,9 milhões de brasileiros devem deixar a compra dos presentes para a última hora, reforçando a expectativa de um crescimento no fluxo de consumidores nos próximos dias. O ticket médio estimado é de R$ 255, e a maior parte dos entrevistados ainda prefere comprar em lojas físicas.
A pesquisa aponta que, ao todo, 106,3 milhões de pessoas devem ir às compras neste Dia dos Pais, com movimentação de R$ 27,13 bilhões no comércio e serviços em todo o país. A maioria dos consumidores (38%) pretendia adquirir o presente na primeira semana de agosto, enquanto 12% afirmam que só devem comprar nas vésperas da data.
Em Petrópolis, a expectativa é positiva. “Nos últimos anos, observamos que uma parcela significativa dos consumidores deixa para decidir o presente de última hora, e isso aquece especialmente o comércio de rua e os shoppings nos dias que antecedem o Dia dos Pais. É uma data importante para o varejo, e a movimentação prevista traz alento para os lojistas”, afirma Cláudio Mohammad, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL Petrópolis).
A preferência por comprar presencialmente segue forte: 76% dos consumidores planejam realizar suas compras em canais físicos, como shopping centers (31%), lojas de departamento (18%) e centros comerciais populares (15%). Ainda assim, 43% também consideram a internet, principalmente via aplicativos (70%), sites (65%) e até redes sociais como o Instagram (19%).
O estudo também indica que os consumidores pretendem comprar, em média, 1,7 presente, com destaque para os pagamentos à vista: 76% planejam quitar a compra imediatamente, com preferência pelo PIX (46%) — modalidade que teve aumento de 8 pontos percentuais em relação a 2024 — e cartão de débito (18%). Já entre os que optam por parcelar (39%), o cartão de crédito segue na liderança, com média de 3,4 parcelas.
Outro dado interessante é que 79% dos entrevistados querem pagar sozinhos pelo presente, mas 16% pretendem dividir a despesa, sobretudo com irmãos (40%), cônjuges (34%) ou filhos (21%). As principais razões para essa escolha são a possibilidade de economizar (27%) e de oferecer um presente mais caro ou melhor (também 27%).
“Ainda que o consumidor esteja atento aos preços, vemos uma intenção clara de presentear com qualidade, mesmo que isso signifique dividir o custo com outros familiares. Isso demonstra o valor simbólico da data e a importância que ela tem na cultura de consumo do brasileiro”, avalia Cláudio Mohammad.