A Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobea), atendeu, na última sexta-feira (08/08), uma ocorrência de maus-tratos na Rua Alfredo Schlick, no Alto da Serra. A denúncia apontava que um filhote de cão estava preso por corrente, sem acesso a água ou alimento.
Ao chegar ao endereço, a equipe confirmou que o animal estava nas mesmas condições descritas na denúncia. Durante o atendimento, o tutor ameaçou e insultou os servidores, além de colocar o filhote na via pública, em risco de atropelamento.
A Polícia Militar (PM) foi acionada e prendeu o tutor em flagrante por maus-tratos, abandono e desacato a servidor público no exercício de suas funções. O homem foi encaminhado à delegacia, onde permaneceu detido.
O filhote recebeu cuidados e atendimento da Cobea, sendo retirado da situação de risco. Ele será encaminhado para adoção.
“A pronta resposta da equipe e o apoio da Polícia Militar foram essenciais para garantir a segurança do animal e responsabilizar o agressor”, disse o prefeito Hingo Hammes.
A Cobea reforça que denúncias podem ser feitas pelo telefone (24) 2291-1505 ou pelo e-mail cobea@petropolis.rj.gov.br, garantindo agilidade no atendimento e a responsabilização dos agressores.
O coordenador da Cobea, Felipe Facklan, ressaltou que a população tem papel fundamental na proteção dos animais.
“A denúncia é um instrumento indispensável para que possamos agir de forma rápida e efetiva, retirando os animais de situações de risco e levando os responsáveis à Justiça”, afirmou Felipe Facklam.
A Prefeitura reforça que maus-tratos e abandono de animais são crimes previstos em lei, passíveis de prisão e multa.