A Agência de Fomento do Estado do Rio (AgeRio) passou a oferecer a opção de linhas de crédito para mulheres empreendedoras com garantia de 100%, pelo Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), que é administrado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e atua como fundo garantidor junto às instituições financeiras conveniadas. O fundo é voltado para microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais e tem como foco as atividades relacionadas à indústria, agroindústria, comércio e serviços.
As operações com garantia de 100% para o público feminino fazem parte do termo de compromisso assinado entre Sebrae e AgeRio, para renovação da parceria entre as duas instituições. O Sebrae oferece a garantia complementar para que o pedido seja aprovado com mais facilidade. O crédito é concedido pela Agência.
– Pela primeira vez o Governo do Estado, via um agente de fomento estadual, passa a operar com garantia 100% do Fampe. Isso significa mais crédito, menos burocracia e mais acesso ao crédito para as empreendedoras. Esse é o nosso compromisso no governo do estado, que é o de trazer o processo mais célere e menos burocrático – ressalta a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi.
O acordo entre AgeRio e Sebrae contemplava até então a garantia de até 80% do valor dos financiamentos junto às instituições financeiras conveniadas, sendo uma opção de garantia complementar para quem precisa de crédito, mas não possui bens ou fiadores. Esse percentual continua valendo para todos os tipos de empreendedores, incluindo os homens.
– Muitas vezes os micro e pequenos empresários têm algum problema de relacionamento com os bancos. Então, esse acordo que nós estamos firmando é justamente para impulsionar o acesso ao crédito e incentivar o desenvolvimento econômico em todo o Estado do Rio de Janeiro – afirma o presidente da AgeRio, Sérgio Gusman.
Fernanda Chies, proprietária de uma confecção de roupas que leva o seu nome, localizada no Shopping Fórum de Ipanema, em Ipanema, já fez o seu segundo contrato de crédito com a AgeRio e tem o Fampe como garantidor.
– As condições de crédito foram o que mais me atraíram e eu usei meu empréstimo para reformar a loja e para capital de giro – comentou ela, que fundou a marca há 30 anos e desde 2017 mantém a sua loja em Ipanema. A empresária foi homenageada pela AgeRio e pelo Sebrae por ter sido a primeira cliente a fechar um contrato com garantia 100% Fampe, após a renovação do contrato entre as instituições.
A cerimônia foi realizada no Sebrae Rio Summit, evento que teve o patrocínio da AgeRio, no ExpoRio Cidade Nova. Além da secretária Fernanda Curdi e do presidente Sérgio Gusman, estiveram presentes o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga, e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio, Robson Carneiro.
– Essa parceria com a AgeRio é justamente para impulsionar o acesso para aqueles que têm dificuldades de obter crédito em uma instituição financeira, para desenvolver os pequenos negócios do Rio, para atrair mais investimentos e solucionar alguns problemas que, às vezes, as pequenas empresas têm – comentou Alvarenga.
Como utilizar o Fampe na AgeRio
O Fampe pode ser utilizado por microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais em todas as linhas de crédito da AgeRio, exceto as operadas por fundos estaduais e municipais. A operação, antes de aprovada, estará sujeita à análise de crédito.
Todo o processo de concessão é realizado pela Agência e o cliente que teve seu crédito autorizado terá que pagar uma taxa referente ao fundo, sendo que o cálculo é feito de acordo com o prazo e o valor da operação. Para consultar todas as linhas de crédito da AgeRio, acesse www.agerio.com.br.