Atendimentos estão suspensos desde 29 de julho devido à falta de melhorias nas condições de trabalho
O Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Rio de Janeiro informou, nesta quarta-feira (13), que o Centro de Distribuição (CDD) de Nova Friburgo permanece paralisado por tempo indeterminado. A decisão foi motivada pela falta de respostas da direção da unidade, que, segundo o sindicato, não cumpriu compromissos assumidos em reunião anterior, mesmo após denúncias e cobranças. Os trabalhadores estão em estado de greve desde 29 de julho.
De acordo com o presidente do sindicato, uma nova assembleia com a empresa está prevista para 19 de agosto, mas o encontro pode ser antecipado caso haja um posicionamento favorável às reivindicações da categoria. Entre as melhorias solicitadas estão a troca de bicicletas, pequenos reparos, normalização da carga acumulada, ajustes elétricos e, principalmente, reforço no efetivo com a convocação de aprovados em concurso público.
Segundo o presidente do Sintect-RJ, Leônidas da Silva, a ausência dessas medidas tem prejudicado a saúde dos funcionários. “Os trabalhadores tem sofrido com um abandono pela empresa, isso tem acarretado em vários sintomas, físico e mental, nos trabalhadores. Nós absorvemos todos os problemas da unidade, no sentido da sobrecarga. Saíram pessoas e o trabalho aumentou”, disse.
Em nota, os Correios afirmaram que a paralisação é pontual e temporária, afetando apenas uma das unidades operacionais de Nova Friburgo. As demais continuam funcionando normalmente, assim como as agências e as entregas domiciliares. A empresa informou ainda que mantém canais de diálogo com as entidades sindicais por meio de uma mesa de negociação permanente, e que está adotando medidas para assegurar a continuidade das operações.
As entregas no município, segundo os Correios, seguem ocorrendo com apoio e remanejamento de empregados de unidades próximas. A orientação aos clientes é para que acompanhem o status das encomendas pelo site ou aplicativo da empresa e aguardem a entrega regular.
Por Gabriel Toledo/ Foto: divulgação