Como parte das ações de preparação da cidade para o verão, a Prefeitura vai realizar no dia 10 de setembro, um simulado de chuva forte na região do Vila Felipe, no Alto da Serra. O Defesa Civil Alerta – Cell Broadcast (ferramenta de envio de alertas de emergência, que utiliza sistema de transmissão via telefonia celular sem necessidade de cadastramento) também será usado no treinamento.
Nesta quinta-feira (14/08), aconteceu na sede da Defesa Civil a primeira reunião de alinhamento para o simulado. Representantes das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social; da Guarda Civil Municipal (GCM); da Coordenadoria de Bem-Estar-Animal (Cobea); do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros participaram da reunião.
“Faltam poucos meses para o início do verão e precisamos estar preparados para enfrentar o período de chuvas intensas. Esses simulados são importantes para alinharmos nossas ações e também mobilizar a população com o apoio dos Nudecs, principalmente daquelas pessoas que moram em áreas mais afetadas pelas chuvas, fortalecendo também a cultura da prevenção”, disse o prefeito Hingo Hammes.
O treinamento vai simular um cenário de aproximação de frente fria, com previsão de chuva forte para a região do Vila Felipe. O simulado contará com toque das sirenes, envio de Cell Broadcast para a localidade, abertura do ponto de apoio e atendimento de ocorrências pelo Samu e Bombeiros.
“Um simulado usando a ferramenta do Defesa Civil Alerta exige essa integração com todas as entidades responsáveis. Traçamos um polígono para que não haja pânico em toda cidade. Vamos também fazer reuniões com os Nudecs Vila Felipe e Campinho, para que os moradores fiquem preparados e mobilizados para o dia do simulado”, explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.
Como funciona o Defesa Civil Alerta?
O sistema Defesa Civil Alerta – Cell Broadcast começou a ser usado em Petrópolis em agosto do ano passado. A tecnologia de disseminação de mensagens de alerta funciona independentemente de cadastro. Qualquer pessoa que esteja na área de cobertura de uma antena de telefonia recebe automaticamente a mensagem de alerta em seu aparelho celular.
Foto: divulgação