Rio de Janeiro manteve a nota “BB, com perspectiva estável” da agência, que atesta a capacidade na gestão das finanças públicas
A Fitch Ratings, uma das maiores agências de classificação de risco de crédito do mundo, concedeu, pelo terceiro ano consecutivo, a nota “BB, com perspectiva estável” para o Estado do Rio de Janeiro. O conceito, que atesta a capacidade de gestão das finanças públicas, foi obtido em 2023, quando o Estado saiu de “BB-, com perspectiva estável” para “BB, com perspectiva estável”. A classificação foi revalidada em 2024 e novamente agora.
Ao analisar a situação fiscal do Estado, a Fitch destacou que o Rio está no Regime de Recuperação Fiscal e negocia a adesão ao Propag, o que vai reduzir o custo da dívida nos próximos anos por meio da redução dos juros prevista nas regras do programa.
A classificação de risco de crédito é um instrumento que comprova a capacidade do Estado em honrar seus compromissos, servindo de referência para investidores quanto ao nível de risco envolvido em eventuais investimentos. Quanto mais elevado o resultado, melhor é a percepção do mercado quanto à saúde financeira do Estado.
Foto: Fazenda gov