O Hortomercado Municipal, localizado no distrito de Itaipava, completou neste sábado (17/08) 36 anos de fundação. A comemoração do aniversário foi marcada pela apresentação da banda do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, o Batalhão Dom Pedro II. Além disso, foram feitas homenagens às pessoas responsáveis pela consolidação do Horto, nas últimas três décadas, enquanto divulgador da agricultura da cidade, que é a Capital Estadual dos Produtos Orgânicos.
“O Horto é um espaço importante para a agricultura de Petrópolis. Ele oferece o melhor da produção local, dando visibilidade e a devida importância à agricultura familiar e se consolidou nos últimos anos como um espaço cultural e turístico”, disse o prefeito Hingo Hammes.
Entre os homenageados, estava o empresário Paulo Antonio Carneiro Dias, filho de José Carneiro Dias, que dá nome ao Hortomercado. A celebração contou ainda com bolo de aniversário. A festa foi marcada também pela entrega das melhorias que o espaço vem recebendo desde o início da atual gestão, como a pintura e outras intervenções de manutenção. “Em breve o espaço contará ainda com duas câmeras de monitoramento e uma rede wi-fi gratuita para os visitantes”, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Samir El Ghaoui.
O Hortomercado Municipal funciona às sextas-feiras e sábados, das 8h às 18h, e aos domingos, das 8h às 13h. O espaço é considerado modelo no cenário da agricultura estadual e foi criado com o intuito de organizar o espaço rural no município, focado na comercialização de produtos artesanais e de horticultura (hortaliças, leguminosas e flores), além de frutas e laticínios. Os produtos comercializados no espaço são, em sua maioria, de negócios familiares, que passam de pai para filho. Além disso, se tornou nos últimos anos em um importante polo de turismo rural e gastronômico, sendo referência em segurança alimentar e reaproveitamento de produtos.
“Só nos fins de semana, são em média cerca de mil pessoas circulando pelo Horto, que conta com 35 barracas de produtores locais, três lojas e uma lanchonete. O espaço é uma vitrine e mostra a qualidade dos produtos que são cultivados na nossa cidade, atendendo a todos os gostos, inclusive com a oferta de orgânicos”, completou o secretário de Desenvolvimento Econômico.