Estão abertas as inscrições para a Oficina de introdução ao Mapeamento Participativo: cartografia e linguagem dos mapas. O cadastro deve ser feito no site da Prefeitura (petropolis.rj.gov.br) até o dia 28 de agosto. A oficina é gratuita e como as vagas são limitadas, haverá prioridade para os integrantes dos núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nudecs).
“A oficina marca o início do Mapeamento Participativo de rotas de fuga, que tem como foco o maior protagonismo comunitário. É um trabalho em conjunto do poder público e da população”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes. O Mapeamento Participativo desse ano foi apresentado aos núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nudecs) no sábado (16/08), durante a capacitação permanente, que também contou com treinamento em primeiros socorros.
O Mapeamento Participativo desenvolvido em Petrópolis envolve a população residente em áreas de risco, por meio dos núcleos de Proteção e Defesa Civil, para a realização do mapeamento das rotas seguras e conhecimento das áreas de vulnerabilidades locais.
O projeto está estruturado em sete etapas que se iniciam agora, em agosto, e vão até a publicação dos mapas de rotas de fuga no Plano de Contingência para Chuvas Intensas. “Esta oficina marca a fase teórica de capacitação do projeto do Mapeamento Participativo”, concluiu o secretário Guilherme Moraes.
Serviço:
Oficina de introdução ao Mapeamento Participativo: cartografia e linguagem dos mapas
Inscrições até 28 de agosto no site da Prefeitura (petropolis.rj.gov.br)
Data da oficina: 30 de agosto
Horário: 9h às 12h
Local: Casa da Educação Visconde de Mauá (Avenida Barão do Rio Branco, nº 3 – Centro)