A Escola Municipal Duque de Caxias, no Quissamã, ganhou uma sala de robótica, fruto de uma parceria entre a Prefeitura com a iniciativa privada. O espaço atenderá alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.
A implantação da sala de robótica foi viabilizada com o apoio de um ex-aluno da escola, hoje empresário, que decidiu financiar o projeto. O investimento possibilitou a contratação de uma empresa especializada em robótica, responsável por atender os 100 estudantes, com aulas práticas iniciadas em agosto.
“Estamos trabalhando para que nossas crianças e jovens tenham acesso às ferramentas necessárias para enfrentar os desafios de um mundo em constante transformação. A parceria com a iniciativa privada e a inauguração da sala de robótica na Duque de Caxias representam um passo importante nessa direção”, ressaltou o prefeito Hingo Hammes.
A sala recebeu o nome da professora Nilceia Vieira Honorato da Silva, em homenagem à educadora falecida recentemente. Nilceia era mãe do atual presidente do Instituto Municipal de Cultura, Adenilson Honorato.
“Temos avançado para que cada vez mais escolas possam ter contato com conteúdo de tecnologia e inovação. A experiência iniciada na Escola Duque de Caxias é um marco, que reforça o compromisso da Prefeitura em ampliar a aprendizagem com práticas atuais e significativas”, disse a secretária de Educação, Ana Carolina Kapler.
A diretora da escola, professora Aline Dias, ressaltou o impacto do envolvimento comunitário no projeto. “Contar com o apoio de um ex-aluno nos mostra a importância do pertencimento e do vínculo que se mantém mesmo após a saída da escola. Nossos estudantes agora têm a possibilidade de experimentar, criar e desenvolver soluções para questões do dia a dia, o que fortalece não apenas a aprendizagem, mas também a visão de futuro”, concluiu.
A inauguração da sala de robótica faz parte do fortalecimento da educação tecnológica na rede municipal de ensino. No início do mês, a Prefeitura assinou um termo de cooperação técnica com a Firjan/Senai/Sesi, que vai beneficiar 240 estudantes de quatro escolas com aulas voltadas à cultura digital, pensamento computacional e oficinas de robótica.