O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) recebeu, nesta terça-feira (19), a visita de uma delegação de alto nível composta por pesquisadores do Centro Nacional de Bioinformação da China (CNCB), do Instituto de Genômica de Pequim (BIG) e da Academia Chinesa de Ciências (CAS).
A visita faz parte das ações previstas no Memorando de Entendimento (MoU) firmado entre o Laboratório de Bioinformática (LABINFO) do LNCC e o CNCB, com foco na cooperação científica na área de Bioinformática.
Estiveram presentes na comitiva chinesa: Dr. Yungui Yang, Diretor do China National Center for Bioinformation (CNCB) e do Instituto de Genômica de Pequim (BIG/CAS); Dra. Shuhui Song, Dr. Bing Zhang, Dra. Yajing Hao e Dr. Tianyi Xu, todos do CNCB/BIG/CAS.
Na parte da manhã a delegação foi recebida pelo Diretor do LNCC, professor Dr.-Ing. Fábio Borges de Oliveira, e pelos coordenadores Dr. Laurent Dardenne, Dr. Pablo Blanco, Dr. Fábio Porto e Dra. Carla Ostoff que apresentaram as pesquisas realizadas no LNCC. A Professora Dra. Ana Tereza Vasconcelos, coordenadora do LABINFO e pesquisadora do LNCC, acompanhada pelo grupo do LABINFO, esteve presente durante a visita técnica, reforçando os laços já estabelecidos com a equipe chinesa.
Durante a tarde foi discutido com os membros do LABINFO, o acordo a ser assinado sobre o Laboratório Conjunto CNCB-LABINFO/LNCC para Bioinformação.
A visita técnica foi encerrada com a visita ao supercomputador Santos Dumont — atualmente o mais rápido da América Latina dedicado à pesquisa científica e ocupando a 107ª posição no ranking TOP500 mundial.
A reunião reforça o compromisso do LNCC com a excelência científica e a colaboração internacional, além de marcar um passo importante rumo consolidação de iniciativas conjuntas entre Brasil e China em Bioinformática e Genômica.