A cidade terá uma noite especial dedicada à música clássica nesta sexta-feira, 29 de agosto, quando o Teatro Reynaldo Chaves, da Escola de Música Santa Cecília, recebe um concerto gratuito promovido pela Ação Social pela Música do Brasil (ASMB). A apresentação, marcada para as 19h, conta com entrada livre, mas os lugares são limitados: o teatro possui capacidade para 120 pessoas, com acesso por ordem de chegada. As portas serão abertas 30 minutos antes do início do espetáculo.
A realização do concerto integra as atividades da Ação Social pela Música, instituição sem fins lucrativos que há três décadas transforma vidas por meio do ensino gratuito de instrumentos clássicos. Fundada pelo maestro David Machado e hoje sob a direção de Fiorella Solares, a ASMB já formou milhares de jovens em situação de vulnerabilidade no Brasil, utilizando a música como ferramenta de inclusão social, incentivo à permanência escolar e alternativa ao contexto de violência.
Em Petrópolis, o projeto atua desde 2016 e atualmente funciona na sede do Colégio Koeler, oferecendo aulas gratuitas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, teoria musical e prática de orquestra a crianças e adolescentes da rede pública de ensino.
A apresentação deste sábado será realizada por meio de uma parceria com a Escola de Música Santa Cecília, que cedeu seu espaço histórico para o concerto. “Acreditamos na força transformadora da música e na importância de unir esforços em prol da educação cultural. Parcerias como esta fortalecem o trabalho da Ação Social pela Música e também o nosso compromisso com a formação musical da cidade”, afirma Janine Meireles, presidente voluntária da Escola de Música Santa Cecília.
A coordenadora local da ASMB, Jaqueline Moreira, reforça a importância da união de esforços e convida o público para prestigiar a apresentação. “Somos muito gratos à Escola de Música Santa Cecília por abrir suas portas para este momento especial. Nossos alunos estão se preparando com dedicação e esperamos o público para uma apresentação espetacular, que certamente ficará na memória de todos.”.
Mais do que um espetáculo, o concerto simboliza a integração entre instituições que compartilham a missão de democratizar o acesso à arte. A ASMB, que mantém núcleos em diversas cidades brasileiras, é responsável pela criação de grupos reconhecidos nacionalmente, como a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro e a Camerata Jovem do RJ.
Com repertório especial preparado para a ocasião, a noite promete emocionar o público e reafirmar a música como instrumento de transformação e encontro.
Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, na Escola de Música Santa Cecília (Rua General Osório, 192 – Centro), pelo telefone e WhatsApp (24) 2242-2191, no Instagram @emusicasantacecilia ou no Facebook @santaceciliapetropolis.