A Diocese de Nova Friburgo viveu um momento histórico neste domingo com a posse canônica de Dom Pedro, como novo bispo da Igreja local. A celebração foi marcada por símbolos e ritos de grande significado para a tradição católica.
Entre os destaques da cerimônia, estiveram a leitura da Bula Pontifícia, documento oficial que confirma sua nomeação, a entrega do báculo, além da tomada de posse da Cátedra, de onde exercerá o ministério. O rito contou ainda com a saudação do clero, religiosos e fiéis, que testemunharam o compromisso de unidade e comunhão na vida da Igreja.
História
A Diocese de Nova Friburgo foi criada em 26 de março de 1960, na Bula “Quandoquidem Verbis” do Papa João XXIII, desmembrada da Arquidiocese de Niterói e das Dioceses de Campos e Valença, sendo o Núncio Apostólico Dom Armando Lombardi.
O primeiro Bispo foi Dom Clemente José Carlos Isnard, OSB; o segundo Bispo foi Dom Alano Maria Pena, OP; o terceiro Bispo foi Dom Rafael Llano Cifuentes; o quarto Bispo foi Dom Edney Gouvêa Mattoso, agora Emérito.
A celebração reuniu autoridades e centenas de fiéis, que receberam Dom Pedro com entusiasmo e expectativa para sua missão à frente da Diocese de Nova Friburgo.
Mudanças no trânsito
A Secretaria de Mobilidade e Urbanismo (Semu) informou sobre alterações nas vias públicas e os trajetos alternativos a serem adotados em razão da dinâmica da posse do novo bispo.
Das 7h às 11h vias da Praça Dermeval Barbosa Moreira, no trecho compreendido entre a Rua Farinha Filho e a Rua Monte Líbano, para chegada dos representantes das paróquias à Catedral São João Batista foram interditadas. Uma procissão também foi realizada entre a Rua Monsenhor José Antônio Teixeira; e Rua Augusto Spinelli, no trecho compreendido entre o cruzamento com a Rua Monsenhor Miranda, até a interseção com a Rua Monte Líbano.
A Diocese de Nova Friburgo também é responsável pelas igrejas de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carapebus, Carmo, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macaé, Macuco, Quissamã, Rio das Ostras, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Trajano de Moraes.