Em alusão ao Dia do Psicólogo, comemorado no dia 27 de agosto, o Núcleo de Psicologia Escolar promoveu, na última sexta-feira (29/08), a palestra “Desvendando o DNA do Clima Escolar: o código da conexão humana”, na Casa da Educação Visconde de Mauá. O encontro reuniu gestores, professores e educadores interessados em compreender de forma mais aprofundada a influência do clima escolar na rotina pedagógica e no desenvolvimento dos estudantes.
A programação abordou os elementos que sustentam ambientes educativos equilibrados, valorizando tanto o processo de aprendizagem dos alunos quanto o bem-estar coletivo da comunidade escolar. Foram discutidos conceitos e indicadores que auxiliam instituições a refletirem sobre suas práticas e a implementarem estratégias voltadas para a melhoria contínua.
“O clima escolar influencia diretamente a construção de vínculos, o aprendizado e a convivência no ambiente educacional. Esse debate é essencial para que possamos aprimorar nossas práticas e garantir uma formação integral aos alunos”, ressaltou a secretária de Educação, Ana Carolina Kapler.
O evento contou com a participação do autor Leandro Leferr, que apresentou reflexões sobre a relevância da conexão humana no espaço escolar. A contribuição trouxe subsídios para que gestores e professores possam identificar pontos de atenção e fortalecer iniciativas que promovam relações construtivas no cotidiano das escolas.
O Núcleo de Psicologia Escolar tem desenvolvido ações permanentes de apoio a estudantes e profissionais, com foco no fortalecimento de vínculos institucionais.
A coordenadora do Núcleo de Psicologia Escolar, Vanessa Senna, enfatizou a contribuição da psicologia para a construção de escolas mais conscientes.
“O trabalho do Núcleo tem sido o de ampliar o olhar para além dos conteúdos curriculares, favorecendo relações mais saudáveis entre todos os atores da comunidade. A palestra reforça esse compromisso coletivo com a educação”, concluiu Vanessa Senna.
A atividade foi marcada pela troca de experiências, pelo incentivo à escuta qualificada e pela valorização da psicologia como ferramenta de apoio à gestão escolar.