A Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSSOP) está promovendo palestras sobre drogas em instituições do município. O objetivo é tratar do assunto com adolescentes entre 12 a 17 anos e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e orientar quanto aos impactos das drogas lícitas e ilícitas, prevenção e caminhos para superar a dependência. No mês de agosto, cinco unidades – Comac, Escola Municipal São Geraldo, Escola Municipal Maria Campos, Associação Espaço Educativo São Charbel, Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio – receberam essas palestras.
As palestras são ministradas pela diretora de Assuntos Comunitários da SSSOP, Mérilen Dias, que tem grande experiência em lidar com esse público – ela foi conselheira tutelar entre 2003 a 2009 e 2015 a 2022. Na conversa com os jovens, ele aborda o tema sobre diversos aspectos: conceito sobre drogas, diferenciação entre drogas lícitas e ilícitas, como se prevenir, vício e formas de tratamento.
Nessa última parte, ela mostra mecanismos que existem em Petrópolis para apoiar quem precisa de ajuda para enfrentar dependência, como o CAPS-AD, o programa antitabagismo realizado no Centro de Saúde e o Alcoólicos Anônimos (AA).
Além das orientações, também há divulgação de oportunidades para os jovens de cursos profissionalizantes oferecidos pela Fundação Educandário Princesa Isabel e atividades do Programa Petrópolis Criança Cidadã, uma iniciativa do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (32º BIL Mth).
“Essas palestras duram em torno de 40 a 50 minutos. Ao longo do tempo, vamos tentar fechar mais parcerias para poder oferecer durante as palestras e também estamos em contato para fazer esse trabalho de forma conjunta com a PM, com as delegacias. Isso vai ser bom porque valoriza ainda mais esse trabalho”, diz Mérilen.
“Esse é um trabalho com impacto social muito grande. É muito importante que os jovens da nossa cidade tenham acesso à informação correta e de qualidade. Esse cuidado com eles é uma marca do nosso Governo”, afirmou o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Marcelo Chitão.