O Agita Petrópolis é focado em oferecer saúde e qualidade de vida para os petropolitanos. O programa criado pela Prefeitura foi retomado no início deste ano e se tornou sinônimo de conquistas, principalmente na prática de artes marciais. São três modalidades: Karatê, Taekwondo e Jiu-jitsu, que conquistaram 82 medalhas em competições por todo estado do Rio de Janeiro.
“Hoje, o Agita conta com uma grande rede de alunos participando das aulas de artes marciais, uma atividade que promove saúde, melhora de qualidade de vida e valores. O fato de termos tantos alunos competindo mostra o quanto eles estão engajados nas atividades e como o Agita tem um papel importante na vida de cada um”, disse o prefeito Hingo Hammes.
Já para o secretário de Esporte, Lazer, Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida Leandro Kronenberger é fundamental ressaltar a valorização dos programas e atividades para todas as idades “Queremos que o Agita seja um símbolo de saúde bem-estar e qualidade de vida para todas as idades e todas as pessoas desde as aulas de artes marciais às atividades de dança e alongamento”, acrescenta.
Karatê
O Karatê foi a primeira arte marcial do Agita Petrópolis a levar alunos para competir fora da cidade. Foram dois torneios disputados em Magé conquistando um total de 18 ouros, 13 pratas e 15 bronzes na Copa Ski Brasil Kata e Kumitê e na Copa Magé de Karatê Interestilos.
O próximo desafio dos praticantes de Karatê será pelo 32° Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos que será realizado em São Paulo, entre os dias 11 e 15 de setembro.
Vinicius Oliveira, de 16 anos, é um dos atletas do Karatê que vem disputando competições pelo Agita e está se preparando para o nacional. “Vem sendo campeonatos muito difíceis até porque sou menor que os outros competidores e ter conquistado ouro foi uma felicidade enorme. Já estou almejando o brasileiro que vai ser uma festa enorme”, comemorou.
Taekwondo
Já o Taekwondo foi representado pelo programa em duas competições. Em agosto os alunos do Agita disputaram a Copa Tokio-Nin, em Cachoeiras de Macacu, onde foram conquistados oito ouros, duas pratas e um bronze. No último domingo (31), o triunfo foi em Petrópolis, no Imperial Poomsae Open 2025, com a conquista de 23 ouros, uma prata e um bronze.
Viviane Regina conta que não conhecia a área do taekwondo e que está vivendo uma experiência nova: “você só começa entender quando está aqui dentro, as pessoas na cidade são muito unidas e receptivas a gente se sente acolhido. Recebemos incentivo nas aulas pelos professores dos campeonatos e os colegas. Faz bem pro nosso corpo e pra nossa mente”, acrescenta.
Jiu-Jitsu
Os alunos de Jiu-Jitsu estão se preparando para participar de sua primeira competição. Na última semana, o momento foi de celebração: os praticantes da modalidade receberam seus primeiros graus na faixa, em uma cerimônia de reconhecimento pelo desempenho e dedicação.
“Praticar Jiu-jitsu é muito importante para nossa saúde mental e física, é um momento de relaxamento. A gente está vivendo uma sociedade que não pratica tanta atividade física e é fundamental ter essa oferta. Para mim Jiu-jitsu é um modo de vida”, acrescentou o aluno de Jiu-jitsu, Derilk Caiaffa.
Aulas
Karatê
Centro – Secretaria de Esportes
(Rua 16 de março, 183 – 2º andar – Centro)
Quarta e sexta – 18h às 20h30
Taekwondo
Centro – secretaria de Esportes
(Rua 16 de março, 183 – 2º andar – Centro)
Terça – das 10h às 11h20
Quinta e sexta – das 14h às 15h
Fábrica do Saber
(Estrada Machado Fagundes, 269 – Cascatinha)
Segunda – das 8h às 10h
quarta – das 14h às 15h
Jiu-jitsu
Secretaria de Esportes
(Rua 16 de março, 183 – 2º andar – Centro)
Terça e sexta – 16h às 17h30