O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) recebeu, no último dia 25 de agosto, uma equipe vinculada à Comissão Europeia para a gravação de um vídeo institucional sobre o supercomputador Santos Dumont e os projetos científicos de alto impacto social desenvolvidos pela instituição. A produção integra a programação oficial do Global Gateway Forum 2025, que será realizado nos dias 9 e 10 de outubro, em Bruxelas, Bélgica.
A equipe registrou não apenas as instalações do Santos Dumont – o supercomputador mais potente da América Latina voltado para pesquisas -, como também a Unidade de Genômica Computacional Darcy Fontoura de Almeida (UGC), coordenada pela professora Ana Tereza Vasconcelos. Além disso, foram feitas imagens da cidade de Petrópolis (RJ), onde está sediado o LNCC desde 1998.
Durante a visita, o gerente de Programas e Adido Civil do Setor de Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil, Sr. Alexander Kuhl, reuniu-se com o diretor do LNCC, professor Dr.-Ing. Fábio Borges de Oliveira, para tratar da parceria estratégica com o Barcelona Supercomputing Center (BSC), uma das principais referências da Europa em computação de alto desempenho.
A programação também incluiu um encontro com o professor Dr. Fábio Porto, pesquisador do LNCC, que apresentou suas pesquisas voltadas à modelagem de eventos climáticos extremos, um tema de crescente relevância no atual cenário de mudanças climáticas globais.
Após finalização da produção, o vídeo será exibido durante o Global Gateway Forum 2025, evento que reunirá líderes governamentais, representantes de instituições financeiras, setor privado e sociedade civil, com o objetivo de debater soluções inovadoras e estratégias de investimento em conectividade global e desenvolvimento sustentável.
O diretor do LNCC foi convidado para participar do fórum e já confirmou sua presença no evento.
Sobre o Global Gateway:
O Global Gateway é a estratégia da União Europeia para promover conectividade inteligente, limpa e segura nos setores digital, de energia e transporte, além de fortalecer sistemas globais de saúde, educação e pesquisa. Alinhada à Agenda 2030 da ONU e ao Acordo de Paris, a iniciativa pretende mobilizar até €300 bilhões em investimentos em países parceiros ao redor do mundo.
A participação presencial no Global Gateway Forum será restrita a convidados, mas todas as sessões serão transmitidas ao vivo, permitindo ampla participação do público interessado.