Alunos do 1ª ao 4º período do curso de Odontologia da Estácio Petrópolis, realizaram esta semana a primeira ação do semestre do projeto itinerante “Meu Dentinho”. A atividade aconteceu na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na rua Montecaseros e abordou a prevenção de doenças e a promoção da saúde bucal entre gestantes.
O professor e coordenador Paulo Renato Vaz, juntamente com os estudantes, conduziu a ação que contou com a participação de 10 gestantes e algumas crianças. Durante o encontro, foram compartilhados conhecimentos e orientações essenciais para os cuidados com a saúde bucal. “Particularmente esta ação partiu de um convite da Pastoral da Criança da Igreja do Sagrado para desenvolvermos um trabalho com gestantes. Essa iniciativa é uma forma de proporcionar aos alunos a prática desde o início de sua formação, permitindo que apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula diretamente na comunidade”, destacou o professor.
O projeto de extensão social do curso de Odontologia “Meu Dentinho” tem como foco o binômio materno-infantil, atuando junto à gestantes, bebês e crianças na prevenção de doenças e na promoção da saúde. De forma itinerante, a iniciativa leva educação em saúde bucal e orientações de higiene geral à creches, escolas, ONGs, igrejas e outras instituições.
Curso de Odontologia na Estácio Petrópolis
O curso de Odontologia da Estácio Petrópolis é ofertado na modalidade presencial, em regime integral, com aulas nos turnos da manhã e da tarde, com duração de 4 anos, e também na opção noturna, com duração de 5 anos. As matrículas estão abertas.
Os alunos contam com toda a estrutura necessária para uma formação completa, incluindo laboratórios de práticas pré-clínicas, de radiologia, de microscopia, de bioquímica, entre outros. Desde o primeiro período, os estudantes participam de projetos de pesquisa, como iniciação científica e ações de extensão social universitária, que promovem o aprendizado prático em contato direto com a comunidade.
O currículo abrange conhecimentos sobre todos os aspectos da saúde bucal. Os alunos aprendem sobre o tratamento dos dentes, dos ossos da face, da gengiva e também da língua, formando profissionais com vivência em diferentes realidades de atendimento odontológico.
Entre os conteúdos estão disciplinas como Anatomia Humana, Patologia, Fisiologia e Bioética, além de aulas práticas sobre radiologia, cirurgia, criação de próteses, restaurações e outros procedimentos essenciais.
As áreas de atuação do cirurgião-dentista formado incluem clínica geral, restauração, endodontia (tratamento da polpa e raiz dos dentes), implantodontia e harmonização orofacial, entre outras.
Os interessados em cursar Odontologia na Estácio Petrópolis podem buscar mais informações na sala de matrículas do campus, localizado na Rua Bingen, nº 50 – Bingen, ou pelos telefones (24) 99277-4151 e (24) 98154-0104.