Foi aprovado nesta quinta-feira (04) o projeto de lei de autoria da vereadora Gilda Beatriz que institui o Banco de Empregos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município. A iniciativa busca ampliar as oportunidades de inclusão e facilitar o acesso de pessoas autistas ao mercado de trabalho.
De acordo com a proposta, o Banco de Empregos poderá ser vinculado ao Balcão de Emprego Municipal, funcionando como um instrumento de apoio às famílias e também como ponte entre empregadores e trabalhadores autistas.
A vereadora autora da proposta destacou que o objetivo é reduzir barreiras e combater o preconceito, criando mecanismos que permitam o aproveitamento das habilidades e potencialidades das pessoas com TEA. “Muitas vezes, o desconhecimento ainda é um obstáculo para a contratação. É importante estimularmos a inclusão e mostrarmos à sociedade o valor das pessoas com TEA no ambiente profissional”, ressaltou.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 2 milhões de pessoas com autismo no Brasil. Já dados do IBGE apontam que 85% delas não possuem emprego formal. Para o parlamentar, os números evidenciam a urgência da criação de políticas públicas que favoreçam a inserção profissional.
“O Banco de Empregos representa um passo importante para reconhecer o potencial das pessoas com autismo e apoiar as empresas no entendimento de que equipes mais inclusivas são também mais criativas, produtivas e abertas ao diálogo”, afirmou a vereadora.