Com o apoio do ex-prefeito de Três Rios, Joacir Barbaglio (Republicanos) – o “Joa” -, o candidato à eleição suplementar, Jonas Dico, atual prefeito interino do município, aposta na continuidade dos projetos deixados pelo ex-gestor. Ele concorre pela coligação “Três Rios Não Pode Parar”, que une os partidos Podemos e Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O pleito que vai decidir os próximos governantes para o Executivo, no período de 2025 a 2028, acontecerá no dia 5 de outubro.
O grupo também não seguiu a tendência da chamada chapa “puro-sangue”, formada apenas por candidatos de um mesmo partido. Nesse caso, Dico disputa a Prefeitura pelo Podemos, tendo como vice um nome indicado pelo MDB, o candidato Arsonval Macedo Liliu. O nome é novo na política.
Quem é Jonas
Jonas Mascarenhas Macedo, mais conhecido como Jonas Dico, é político e foi reeleito em 2024 como vereador de Três Rios, com 1.213 votos. Estava em seu terceiro mandato consecutivo: o primeiro em 2016, pelo DEM; o segundo em 2020, pelo PSL; e o mais recente em 2024, pelo Podemos. Também atuou como funcionário da Secretaria de Saúde por 23 anos, no cargo de motorista. Declarou patrimônio de R$ 847 mil, composto por automóveis e um terreno.
Parceria
Em junho, a política de Três Rios ganhou nova configuração após a Câmara Municipal acatar decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), que indeferiu a candidatura do então prefeito Joa. Na ocasião, o presidente da Câmara, vereador Jonas Dico (Podemos), foi empossado como prefeito interino, assumindo o Executivo.
No discurso de posse, ele já indicava que trabalharia em conjunto com o ex-gestor. “Vou precisar muito da ajuda e da experiência que ele tem para fazermos o melhor para a população trirriense. Vou trabalhar para dar continuidade a todas as coisas boas que o prefeito (Joa) fez no primeiro mandato e no início do segundo, e acertar as coisas que devem ser corrigidas e melhoradas”, afirmou.
Propostas
As propostas de governo do candidato estão organizadas em quatro eixos estratégicos: social, econômico, infraestrutura e governança.
Governança – Integrar informações do setor público e do privado para aplicação no planejamento da cidade e no gerenciamento dos serviços públicos, com uso de ferramentas tecnológicas. Inclui a reestruturação das secretarias e da Companhia de Desenvolvimento de Três Rios (CODETRI).
Infraestrutura – Melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças por meio da ampliação do saneamento básico. Manter o Programa Limpa Rio, ampliar o “Projeto Caçambas Comunitárias” e implementar o Plano de Manejo Florestal Sustentável, com instalação de pontos de monitoramento nas unidades de conservação.
Outro objetivo é ampliar o projeto de construção de moradias populares com recursos federais e estaduais para atender famílias em vulnerabilidade habitacional, além de criar o Observatório Municipal da Habitação, que permitirá mapear o setor e atrair investimentos.
Econômico – Implantar o “Programa Municipal de Geração de Emprego e Renda”, em parceria com empresas, para divulgar vagas e fomentar inovação e empreendedorismo. A proposta inclui a criação de um Centro Científico Tecnológico inspirado no Ministério da Ciência e Tecnologia.
Outro foco é o desenvolvimento do turismo rural, com ações para divulgar a região e ampliar opções de lazer.
Social – Criar o “Programa Municipal de Ampliação do Acesso a Recursos Educacionais”, visando universalizar o acesso à educação infantil, fundamental e média. O plano prevê: atendimento a alunos com necessidades especiais, ampliação da educação semipresencial para jovens e adultos, escolas em tempo integral, aumento dos índices de avaliação do MEC e programas de formação de professores.
Quem pode votar
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão aptos a votar nas eleições suplementares os eleitores em situação regular e com domicílio eleitoral em Três Rios até 7 de maio de 2025.
A decisão sobre as contas dos candidatos eleitos deverá ser publicada até o dia 24 de outubro. A diplomação acontecerá até 29 de outubro, e a solenidade de posse dos eleitos será conduzida pela Câmara Municipal.