O Cefet/RJ Petrópolis marcou presença no XXIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace) / XI Congresso Internacional de Ciências do Esporte (Conice), realizado entre 1º e 6 de setembro em São Paulo. Dois estudantes do ensino médio integrado ao técnico em Telecomunicações da unidade apresentaram trabalhos no congresso, considerado o maior evento da América Latina na área da Educação Física e das Ciências do Esporte.
Jabez Ridolfi, discente do 2º ano, apresentou “O projeto de extensão e pesquisa Expedições do Cefet/RJ e os desafios da poluição ambiental”. O trabalho, desenvolvido ao lado da aluna egressa Raiane Rodrigues, teve como objeto principal um vídeo didático de uma prática de rafting realizada em 2024 com alunos participantes das disciplinas “Recreação e Lazer” e “Turismo de Aventura” do Cefet/RJ Petrópolis.
Já Breno Badaró, do 3º ano, apresentou o artigo “Aventura e meio ambiente nas escolas municipais de Petrópolis/RJ”, desenvolvido com a estudante Gabriella Barcelos (também do 3º ano). A pesquisa abordou como vêm sendo trabalhadas as práticas corporais de aventura e a Educação Física nas escolas municipais de Petrópolis. Além de Jabez e Breno, a aluna Iasmym Maciel, do 3º ano, participou do evento, representando o projeto de extensão “Conhecendo os limites do corpo e o Cefet/RJ Petrópolis”, no qual atua como bolsista.
Os alunos foram orientados pelo professor Marcelo Porretti, que também apresentou o trabalho “Aventura e resistência: caminhos traçados em paralelo com a mídia”, que foi agraciado com uma menção honrosa no Conbrace/Conice. Baseado em sua pesquisa de doutorado, o artigo contou com a colaboração de Monique Ribeiro de Assis (Uerj) e Francisco de Assis Andrade (UFRRJ).
O professor Marcelo também foi coautor do trabalho “’Bora pro Rolê’: relato de experiência de uma aula de skate no IFRJ Pinheiral”, realizado em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Pinheiral.
Sobre o Conbrace/Conice
O XXIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace) e XI Congresso Internacional de Ciências do Esporte (Conice) contou com 1.400 inscritos, mais de 1.500 trabalhos submetidos entre comunicações orais, pôsteres e Sala de Imagens, mais de 150 participantes em diferentes minicursos e mais de um milhão de visualizações nas redes sociais do evento.
O congresso, que é organizado pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), teve como tema “Caminhos do Sul Global, Resistências ao Neoliberalismo e ao Risco de um ‘Holocausto Urbano’: desafios para a Educação Física e a Ciências do Esporte”. A proposta buscou promover um debate crítico e engajado sobre os desafios contemporâneos, reafirmando seu compromisso com a transformação social.