Mais um ato de vandalismo foi flagrado por funcionários da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep). Na manhã desta quarta-feira (10), eles encontraram uma coletora de resíduos domiciliares incendiada, na Rua Retiro das Pedras, acesso à Rua dos Macacos, no manobrador de ônibus em Pedro do Rio.
O equipamento, fabricado em chapa galvanizada e instalado sobre base de alvenaria, havia sido colocado no local há apenas duas semanas. Embora não seja necessário repor a coletora, ela precisará passar por reforma devido aos danos provocados pelo incêndio.
“Episódios de vandalismo como este dificultam a manutenção da limpeza urbana e prejudicam a população, que perde equipamentos públicos destinados a garantir a organização da comunidade”, explicou o prefeito Hingo Hammes. O caso já foi registrado na delegacia da cidade.
A coleta de resíduos na região estava em dia, ocorrendo regularmente às segundas, quartas e sextas-feiras. O ato criminoso não apenas compromete a prestação do serviço à população, mas também impacta o meio ambiente.
Já são nove o número de lixeiras queimadas no município, apenas entre janeiro e setembro de 2025. “A prática criminosa gera sérios impactos ambientais, pois o material das coletoras, quando queimado, libera poluentes e resíduos tóxicos no ar, além de comprometer o manejo adequado do lixo”, ressaltou a presidente da Comdep, Fernanda Ferreira.