Mais de 120 pessoas participaram da palestra “Inclusão e Acessibilidade Aplicada”, evento promovido pelo projeto INcluir Petrópolis e a Prefeitura. A palestra aconteceu nesta sexta-feira (12/09), no auditório Arthur Sá Earp da Unifase e foi uma oportunidade para ampliar o debate pela inclusão das pessoas no âmbito do planejamento municipal e acessibilidade.
“A acessibilidade urbanística em Petrópolis é desafiadora considerando os prédios históricos e tombados, mas é promovendo estes diálogos em parceria com o projeto INcluir e com todas as instituições responsáveis que conseguimos buscar formas para tornar nossa cidade mais acessível”, disse o prefeito Hingo Hammes.
“A nossa constituição viabiliza o direito de ir e vir para todos, é fundamental que trabalhemos para oferecer condições a todas as pessoas. Essa é uma oportunidade para o empreendedor crescer e para oferecer condições a todas as pessoas”, comentou o palestrante o arquiteto e consultor Eduardo Ronchetti.
“A sociedade é plural e é isso que torna a convivência social tão rica. Respeitar essa pluralidade e fornecer elementos para que todos possam se desenvolver com equidade é o único caminho possível em busca de um futuro digno para todos. Para nós, é uma honra poder ser palco de discussões tão importantes e poder refletir sobre as nossas possibilidades de melhorias. A promoção da inclusão depende de uma mudança de cultura que começa em cada um de nós, rompendo estigmas e preconceitos, mas exige ações concretas”, declarou o coordenador de Extensão da UNIFASE/FMP, Ricardo Tammela, citando o trabalho já realizado pela Comissão de Acessibilidade na instituição para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.
Já Chen Li Cheng, um dos fundadores do Projeto INcluir relembrou o dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, “Essa é uma data que marca também o início da primavera o símbolo de toda a vida, então receber o Eduardo em um mês tão importante é fundamental”, ressalta.
“Trabalhar para poder incluir”, finalizou o secretário de Esporte, Lazer, Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Leandro Kronenberger. A palestra teve o patrocínio da OceanPact, com do Governo do Estado e da Unifase.