A cidade tem atividades no Centro de Cultura e na Casa de Santos Dumont
A Primavera dos Museus começa nesta segunda-feira (22) com programação especial no Centro de Cultura Raul de Leoni e na Casa de Santos Dumont. As atividades fazem parte da 19ª Semana Nacional de Museus. O evento nacional anual, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), promove ações de acesso à cultura e valorização do patrimônio histórico e artístico.
“Os museus desempenham um papel importante no fomento à cultura, não apenas localmente, mas em todo o país, promovendo o acesso à história, à arte e ao conhecimento. Em Petrópolis, os espaços culturais como o Centro de Cultura, com sua biblioteca, sala de cinema, teatro e salas de exposição, além da Casa de Santos Dumont, possuem um valor inestimável não só para os moradores, mas também para o cenário nacional e internacional”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
A 19ª Primavera dos Museus ocorre no início da primavera, em setembro. O objetivo é intensificar a relação entre os museus e a sociedade, reforçando a valorização do patrimônio cultural brasileiro. Nesta edição, o tema é “Museus e mudanças climáticas”, que destaca o papel dos museus como espaços de preservação, diálogo e mobilização frente à crise climática.
A Primavera dos Museus conta com mais de mil atividades, entre exposições, palestras, visitas guiadas e oficinas em todo o país. A abertura oficial ocorre no auditório do Museu dos Correios, em Brasília, com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, além de outras autoridades, gestores culturais, especialistas e sociedade civil.
“Este evento envolve museus e instituições culturais de todo o país, proporcionando ao público uma programação diversificada de atividades culturais e educativas. A iniciativa busca valorizar o patrimônio cultural e fortalecer os vínculos entre as instituições museológicas e a sociedade. Por isso, é fundamental que os espaços culturais de Petrópolis façam parte desse movimento”, afirmou Adenilson Honorato, presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC).
Programação em Petrópolis
No Centro de Cultura Raul de Leoni serão quatro atividades entre os dias 22 e 28 de setembro. Tem a Mostra Fotográfica “Grito de Alerta”, idealizada pelo Instituto Caminho da Roça, e apresenta obras de fotógrafos da localidade de Secretário, em Pedro do Rio. A visitação pode ser feita das 9h às 17h. No dia 23, das 19h às 21h, tem uma visita noturna guiada à Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral, para conhecer a instituição, sua história e noções introdutórias sobre a formação e preservação de acervos. Ainda, durante a visita, a Biblioteca receberá o professor, médico veterinário, escritor e poeta, Felipe Facklam, que apresentará seu livro de poesias sobre a natureza, “Abya Yala”.
Ainda no Centro de Cultura Raul de Leoni, no dia 25, de 9h30 às 11h30, tem exibição e cine debate sobre o curta-metragem “Vestauria”, de Dani Purana. A obra acompanha a jornada de uma peça de roupa desde seu garimpo em um bazar até seu processo de transformação e os significados que conquista ao longo do tempo para a personagem. Após a exibição, haverá um debate sobre reaproveitamento de roupas, consumo consciente e indústria da moda, com mediação de Ana Castro e participação de representantes locais do segmento e estudantes de escolas públicas. A atividade acontecerá na Sala Cine Humberto Mauro.
Também no Centro de Cultura, acontece no dia 26, entre 18h e 21h, a mesa redonda “Os impactos das mudanças climáticas sobre a memória cultural”. A Sala de Cinema Humberto Mauro receberá a roda de conversa, com mediação de Janice Caetano, do Instituto Caminho da Roça. O evento propõe uma reflexão urgente sobre como os fenômenos climáticos extremos vêm afetando não apenas o meio ambiente, mas também o patrimônio cultural e as tradições da região de Petrópolis. A conversa abordará de que maneira essas mudanças impactam diretamente a preservação de acervos, a manutenção de saberes tradicionais e a própria identidade cultural da cidade.
No Museu Casa de Santos Dumont a programação vai até 28 de setembro. Haverá visitação com meia entrada para moradores de Petrópolis, mediante a apresentação de comprovante de residência atualizado. O horário é das 10h às 17h. Já no dia 24, de 18h às 21h, tem roda de conversa com estudantes do curso de História, mediada pelo professor Bruno Tamancoldi, sobre o tema e sobre o universo da Alberto Santos Dumont.