Representantes da Prefeitura se reuniram com o Corpo de Bombeiros para alinhar procedimentos e reforçar a integração entre os órgãos em casos de quedas de árvores e situações de emergência. O encontro contou com a participação de equipes da Comdep e das secretarias de Proteção e Defesa Civil e de Meio Ambiente.
A integração é uma orientação do prefeito Hingo Hammes para que os órgãos municipais atuem de forma articulada, garantindo mais agilidade no atendimento à população. “Estamos fortalecendo a integração entre os órgãos para dar respostas mais rápidas e eficientes. A prioridade é garantir segurança, evitar sobreposição de esforços e assegurar que cada equipe esteja direcionada à sua função essencial”, destacou o prefeito.
A proposta é garantir mais agilidade no atendimento e evitar a sobreposição de equipes em uma mesma ocorrência. “Nosso compromisso é otimizar o tempo de resposta e assegurar que a Comdep esteja preparada para atuar de forma complementar, permitindo que cada órgão concentre esforços naquilo que é sua prioridade”, afirmou a presidente da Comdep, Fernanda Ferreira.
A medida busca ainda preservar a capacidade de resposta dos Bombeiros em casos prioritários, enquanto outros serviços podem ser realizados diretamente por equipes da Prefeitura. “Com essa integração, conseguimos atuar de maneira mais coordenada, protegendo o meio ambiente e garantindo que os atendimentos sejam feitos de forma eficiente e responsável”, disse o secretário de Meio Ambiente, Pedro Alcântara.
Com a atuação conjunta, os órgãos reforçam a preparação para períodos de maior demanda e fortalecem a segurança da população. “Esse alinhamento é fundamental para que possamos atuar de forma preventiva e emergencial, sempre priorizando a proteção da vida e o bem-estar da população”, ressaltou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.
O Corpo de Bombeiros também destacou a importância do trabalho integrado. “A união de esforços garante que possamos priorizar ocorrências críticas, como acidentes e salvamentos, sem deixar de dar uma resposta ágil em casos de quedas de árvores, em parceria com os demais órgãos”, afirmou o comandante do 15º Grupamento de Bombeiros Militar, tenente-coronel Márcio Luiz Huguenin Brito.