A Prefeitura iniciou a revisão do Guia de Pontos de Apoio para o verão 2025/2026. O primeiro encontro aconteceu nesta terça-feira (23/09) com representantes das secretarias de Defesa Civil, Educação, Saúde e Assistência Social. O documento, disponível no site da Prefeitura (petropolis.rj.gov.br) foi elaborado para a gestão dos pontos de apoio em caso de chuvas intensas na cidade.
“Tivemos uma chuva em abril, em que precisamos abrir os pontos de apoio e o guia foi o norteador. Agora, com base nessa última chuva, é importante revisarmos o documento, com uma discussão intersetorial para o próximo verão”, disse o prefeito Hingo Hammes.
O Guia de Pontos de Apoio conta com os principais procedimentos: mobilização, abertura, acolhimento e desmobilização. Todos os protocolos são pautados nas ações das secretarias de Proteção e Defesa Civil, Assistência Social, Educação, Saúde e Segurança Pública e fazem parte de um fluxograma para o funcionamento dos pontos de apoio.
“Essa discussão para o aprimoramento tem que ser intersetorial, ouvindo principalmente a Educação, Saúde e Assistência Social para que possamos ter um atendimento e acolhimento da população em uma situação de emergência”, ressaltou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.
Atualmente a cidade conta com 68 pontos de apoio, localizados nos cinco distritos do município – Petrópolis, Cascatinha, Itaipava, Pedro do Rio e Posse. A listagem completa desses locais está no site da Prefeitura.