Evento encerrou as ações do Setembro Amarelo com oficinas, serviços de saúde, cultura e atividades abertas à população
O Parque Cremerie foi o local escolhido, neste sábado (27/09), para a realização do “Caminhos da Vida – Setembro Amarelo e Meio Ambiente”. O evento, promovido pela Prefeitura, marcou o encerramento das ações do Setembro Amarelo em Petrópolis e contou com a presença de famílias e visitantes que participaram das atividades ao longo do dia.
Das 10h às 16h, foram oferecidos serviços de saúde, oficinas, ações de lazer, cultura e atividades educativas, abertas a todas as faixas etárias. A programação integrou diferentes secretarias municipais, ampliando a oferta de serviços públicos em um espaço de natureza.
O prefeito Hingo Hammes destacou que a iniciativa busca unir diferentes áreas da gestão em torno do cuidado coletivo.
“A proposta é mostrar que, quando criamos oportunidades de convivência em um ambiente como o Cremerie, conseguimos reforçar o apoio à saúde e à vida. O encerramento do Setembro Amarelo é também um chamado para que a população saiba que não está sozinha”, afirmou Hammes.
Entre as oficinas, a Secretaria de Meio Ambiente promoveu o plantio de mudas, destacando a atividade como uma prática de bem-estar ligada ao cuidado com a mente e o corpo. A Secretaria de Saúde levou equipes de vacinação e atividades de prevenção, com a presença do personagem Zé Gotinha, que interagiu com as crianças.
A programação também contou com rodas de conversa e dinâmicas coordenadas por psicólogos do Caps, que ofereceram técnicas de relaxamento e exercícios voltados para o equilíbrio emocional. As áreas técnicas de Saúde participaram com ações do Programa Saúde na Escola (PSE), oficinas voltadas à população negra e orientações para a qualidade de vida.
O secretário de Meio Ambiente, Pedro Alcântara, ressaltou que a união de diferentes áreas do governo possibilita resultados mais amplos.
“Ao reunir serviços de saúde, lazer, cultura e sustentabilidade em um mesmo espaço, aproximamos a população do poder público e oferecemos um dia de experiências positivas no parque”, concluiu Alcântara.
A Comdep contribuiu com a apresentação teatral da Cia Os Imparáveis, que levou para o palco um esquete sobre prevenção ao suicídio, aproximando o tema de forma lúdica e reflexiva.
As atividades se estenderam ainda para áreas como Serviços, Segurança e Ordem Pública, com a participação do cão de terapia utilizado em práticas de cinoterapia, além das secretarias de Esportes, Juventude, Idoso e Lazer; Educação; Assistência Social; e da Coordenadoria de Bem-Estar Animal, ampliando o alcance do evento.
A população aderiu às atividades, como a senhora Natalina de Fátima, que participou do plantio e levou mudas para casa.
“Sempre gostei de estar perto da natureza e o plantio de hoje foi muito especial. Levo comigo algumas mudas que quero cuidar em casa porque sinto que, quando coloco as mãos na terra, encontro um momento de paz. Essa prática ajuda a acalmar, reduz o estresse e diminui a ansiedade. É uma forma simples, mas muito significativa, de cuidar de mim mesma”, disse.
Estavam presentes ao evento os secretários de Turismo, Pablo Kling; de Saúde, Luis Cruzick; de Habitação, Guilherme Moreira e de Assistência Social, Adriana Kreicher.