Petrópolis registrou em agosto um saldo positivo de 193 postos de trabalho formais, de acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Com o resultado, a cidade alcançou o quinto mês consecutivo de crescimento na geração de empregos e acumula, em 2025, um saldo positivo de 696 novas vagas abertas.
Ao longo deste ano, foram registradas 20.308 admissões e 19.615 desligamentos, chegando a um estoque de 70.408 trabalhadores com carteira assinada em Petrópolis.
“Esse crescimento, mesmo em um cenário econômico difícil, é reflexo do trabalho que temos feito para apoiar o empresariado local e estimular a geração de emprego e renda em Petrópolis. Nosso compromisso é sempre valorizar tanto os empresários quanto os trabalhadores, fortalecendo a economia do município”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Samir El Ghaoui, ressaltou o papel do poder público no fomento às oportunidades. “O ambiente de negócios precisa ser cada vez mais atrativo para que o empreendedor queira investir e permanecer em Petrópolis. Ao apoiar o crescimento das empresas, estamos, a cada dia, mais condições para a abertura de novos postos de trabalho e para a valorização da mão de obra local”, destacou.
Balcão de Empregos
Ferramenta importante de acesso ao mercado de trabalho, o Balcão de Empregos da Prefeitura conecta cidadãos a novas oportunidades profissionais e empresas a trabalhadores qualificados. A plataforma, disponível no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br), é atualizada semanalmente e permite que quem busca se reinserir no mercado de trabalho cadastre o currículo para análise das empresas parceiras.