A Câmara Municipal aprovou, na sessão desta quarta-feira (1º), a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento e Aprimoramento da Ciência, Tecnologia e dos Cenários de Inovação em Petrópolis. A proposta foi do vereador Thiago Damaceno e vem no momento em que o município está em campanha para que seja instalado em Petrópolis o novo supercomputador que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação irá construir, dentro do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (Pbia).
“A tecnologia já é um dos principais setores de atividade da nossa economia. Temos 400 empresas no setor de tecnologia da informação, gerando cinco mil empregos e faturamento que ultrapassa a casa de R$ 1 bilhão. Petrópolis já dispõe do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o Serratec. Petrópolis precisa cada vez mais discutir políticas públicas neste setor. Por isso estamos criando esta frente parlamentar”, afirmou Damaceno.
A frente parlamentar será um grupo composto pelos vereadores voltado exclusivamente para o tema da tecnologia, incentivando, fomentando, propondo e organizando políticas públicas para fortalecer o município.
Câmara fará reunião para defender a vinda do supercomputador de IA
Além da criação da Frente Parlamentar, a Câmara Municipal irá fazer nesta segunda-feira (6), às 18h30, uma grande Reunião Pública em defesa da instalação do supercomputador de Inteligência Artificial no município. O encontro irá reunir instituições de ensino e pesquisa para mostrar como o equipamento será relevante para o setor de tecnologia e como o município dispõe de todas as condições para a sua instalação.
“Durante o evento serão debatidos os principais pontos para uma grande ação de sensibilização junto ao Governo Federal para garantir que o supercomputador venha para Petrópolis”, disse Damaceno. O evento será aberto ao público e irá acontecer na sede da Câmara, na Praça Visconde de Mauá, 89.