Estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas ambiental, florestal e de gestão pública ainda têm tempo para se inscrever no Encontro de Restauração Ecológica da Mata Atlântica, que acontece entre os dias 22 e 24 de outubro, no Centro de Convenções Granja Brasil, em Itaipava. As inscrições, gratuitas, estão abertas até 18 de outubro, no site da Prefeitura de Petrópolis (petropolis.rj.gov.br).
A programação vai reunir especialistas de diferentes instituições para debater estratégias de restauração de ecossistemas em áreas impactadas por desastres naturais e em unidades de conservação. Além de palestras e mesas-redondas, o evento contará com o I Encontro de Pesquisadores da APA-Petrópolis (ICMBio), momento em que serão apresentados estudos realizados no município.
“Essa é uma oportunidade única de aprendizado e de contribuição para a preservação da nossa região”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.
Para o secretário de Meio Ambiente, Pedro Alcântara, o encontro é também um espaço para fortalecer a cooperação entre diferentes setores da sociedade. “É um evento que vai além da troca de conhecimento técnico, pois abre espaço para integrar ciência, gestão pública e comunidade em torno de um objetivo comum: a recuperação e preservação da Mata Atlântica”, disse.
O evento é organizado pela Prefeitura, em parceria com a APA-Petrópolis, ICMBio e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), envolvendo unidades de conservação como a Rebio Araras, o Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida e o Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela.