Com 16.182 (40,19%) votos válidos, Jonas Dico ( Podemos), é eleito prefeito de Três Rios. Agora, o atual chefe do Executivo estará à frente da Prefeitura Municipal durante os próximos três anos,que se estende até 31 de dezembro de 2028. Está é a primeira vez que Dico terá um mandato como prefeito oficial da cidade, encerrando a gestão como interino. Com o apoio do ex-prefeito, Joacir Barbaglio (Republicanos) – o “Joa” -, o candidato concorreu à eleição suplementar, que aconteceu neste domingo, 5 de outubro de 2025, com a coligação “Três Rios Não Pode Parar”, que une os partidos Podemos e Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O vice que também assume o cargo, é Arsonval Macedo Liliu (MDB).
Jonas Dico manteve a liderança nas apurações dos votos desde o início. Em comparação com o segundo candidato, Jonas teve uma vantagem de 2.027 votos à frente do Juarez Da Saúde do Partido Solidariedade. Em terceiro lugar, ficou Bia Bogossian do Partido Social Democrático (PSD), com 5.941 (14,75%). Já o Professor Anderson Muriçoca, do Partido Renovação Democrática (PRD), conseguiu 3.929 (9,76%) e o candidato que conquistou a menor quantidade de votos foi Jorge Almeida do Democracia Cristã (DC), com 360 (0,89%). Os resultados nas urnas, contabilizaram que de 40.267 votos válidos, 1.705 foram nulos (3,93%) e 1.406 brancos (3,24%).
Campanha
Jonas Dico, vem apostando desde do início da campanha na continuidade dos projetos deixados por Joa. Que foi obrigado a deixar o cargo de Prefeito de Três Rios, por uma medida proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que indeferiu a candidatura do ex-gestor, em julho deste ano.
Com isso, o cenário político do município passou a ter uma nova configuração, após a Câmara Municipal acatar uma medida proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), empossando então o presidente da Câmara, que no caso, era o vereador Jonas Mascarenhas Macedo, como prefeito interino da cidade.
Nesse contexto, a permanência de Joacir já era questionável, durante a corrida eleitoral de 2024 que decidiu os representantes do Executivo e Legislativo para o quadriênio de 2025-2028 nos regimes municipais. A candidatura gerava controvérsias e dúvidas se o mesmo poderia assumir o cargo, caso vencesse as eleições, pois estava na mira do Ministério Público Eleitoral (MPE).
Em agosto de 2024, o MPE manifestou contra a candidatura dele, devido a série de irregularidades cometidas enquanto o mesmo presidia a Câmara de vereadores em 2014, apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).
Quem é Jonas Dico
Jonas Mascarenhas Macedo, é político e foi reeleito em 2024 como vereador de Três Rios, com 1.213 votos. Estava em seu terceiro mandato consecutivo: o primeiro em 2016, pelo DEM; o segundo em 2020, pelo PSL; e o mais recente em 2024, pelo Podemos. Também atuou como funcionário da Secretaria de Saúde por 23 anos, no cargo de motorista. Declarou patrimônio de R$ 847 mil, composto por automóveis e um terreno.
Desde do discurso de posse como prefeito interino, o eleito já indicava que trabalharia em conjunto com o Joacir. “Vou precisar muito da ajuda e da experiência que ele tem para fazermos o melhor para a população trirriense. Vou trabalhar para dar continuidade a todas as coisas boas que o prefeito (Joa) fez no primeiro mandato e no início do segundo, e acertar as coisas que devem ser corrigidas e melhoradas”, afirmou no dia do empossamento como interino.