Neste domingo (5/10), a icônica Arena de Copacabana foi palco de um momento especial que une esporte, solidariedade e transformação social. Durante a etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia – apoiada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pela Secretaria de Esportes – foi realizada a entrega de calçados a crianças atendidas pelo Instituto Viva Vôlei – unidade Rio das Pedras, em um gesto simbólico que reforça o impacto do vôlei para além das quadras.
A iniciativa faz parte do projeto Sacada do Bem, criado pela CBV em parceria com a Play For a Cause e a KLEFER. A ação teve como ponto de partida um leilão beneficente que ofereceu experiências exclusivas, como a oportunidade de realizar o primeiro saque de uma partida oficial do Circuito Brasileiro, além de itens autografados por grandes nomes do esporte. Toda a arrecadação será revertida para beneficiar diretamente o Instituto Viva Vôlei.
A solenidade de entrega deste domingo contou com a presença de Rafael Picciani, Secretário de Esportes do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Toroca, presidente do Instituto Viva Vôlei e vice-presidente da CBV, além dos campeões olímpicos de vôlei de praia Jackie Silva, Emanuel e Alison, além de Rafaela Silva, do judô. Todos participaram da entrega dos calçados para os representantes das crianças. A emoção foi narrada ao vivo pelo comunicador Maradona, trazendo ainda mais significado ao momento de celebração e inclusão. O ato aconteceu antes da final feminina do torneio.
“O Sacada do Bem mostra que o esporte é capaz de transformar vidas muito além das vitórias e medalhas. Cada saque, cada jogada, cada gesto de solidariedade abre novas perspectivas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, afirma Gustavo Toroca, presidente do Instituto Viva Vôlei e vice-presidente da CBV.
Para Sergio Campos, sócio-diretor da KLEFER, o projeto consolida um legado importante: “Nosso papel como parceiros do esporte é também ajudar a construir oportunidades. O Sacada do Bem é um exemplo concreto de como o vôlei pode ser um canal de esperança, educação e cidadania.”
Criado em 2003, o Instituto Viva Vôlei é o braço social da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Com núcleos espalhados por todo o país, o programa atende milhares de crianças e adolescentes, promovendo cidadania, saúde e qualidade de vida por meio da prática esportiva.
Com a entrega simbólica deste domingo, o Sacada do Bem reforçou sua missão: transformar paixão em solidariedade, levando o impacto do vôlei para além das quadras e inspirando uma nova geração de atletas e cidadãos.