Duas pessoas foram flagradas por câmeras de segurança despejando entulho de concreto em uma caçamba destinada exclusivamente ao descarte de vidro, no Ponto de Entrega Voluntária (PEV) do Catobira, em Itaipava. As imagens mostram os homens retirando os resíduos da caçamba de uma picape branca e despejando o material no local inadequado.
O flagrante aconteceu no dia 3 de outubro, no espaço que abriga o primeiro PEV implantado pelo projeto Conexão Verde. A caçamba específica para vidro é uma parceria com a Ambipar Environment. A situação chama atenção para a importância da conscientização da população sobre o descarte correto de resíduos.
O monitoramento foi feito pelo sistema da empresa Opensat Soluções, que acompanha em tempo real o uso das caçambas e PEVs instalados em diferentes regiões da cidade. Assim que identificada a irregularidade, a empresa comunica o caso às autoridades competentes, que recebem a denúncia para as providências necessárias. Após a denúncia, as câmeras flagraram os mesmos homens retornando ao local para recolherem o entulho descartado irregularmente.
“O descarte inadequado prejudica não apenas o funcionamento do sistema de reciclagem, mas também toda a comunidade. Quando uma caçamba de vidro é utilizada de forma incorreta, existe o risco de comprometer todo o material ali depositado, inviabilizando o trabalho das cooperativas e impactando diretamente a sustentabilidade do projeto. O monitoramento realizado pela Opensat permite que possamos identificar e coibir esses casos, mas é fundamental que cada cidadão faça sua parte e colabore com o destino correto dos resíduos”, afirma César Magno, gestor da Opensat Soluções.
Este não foi o primeiro flagrante registrado pelo sistema de monitoramento do Conexão Verde. No fim de setembro, câmeras também registraram dois homens descartando irregularmente um sofá em uma caçamba destinada exclusivamente para o descarte de vidro, no distrito de Pedro do Rio. O caso reforça a necessidade de ampliar a conscientização da população quanto ao uso correto dos PEVs.