A capital do Paraguai, Assunção, foi escolhida para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (10), durante a Assembleia da Panam Sports, principal entidade do esporte olímpico das Américas, realizada em Santiago, no Chile. A candidatura paraguaia superou a proposta conjunta apresentada por Rio de Janeiro e Niterói.
O ministro do Esporte, André Fufuca, que acompanhou de perto o processo de escolha da sede, comentou o resultado. “Infelizmente não deu, mas fizemos o possível. Quero parabenizar o Comitê Olímpico Brasileiro, os prefeitos Eduardo Paes e Rodrigo Neves e todos que trabalharam intensamente em busca dos Jogos. Torço agora para que Assunção realize um evento à altura do que o Rio de Janeiro faria. Tenho certeza de que estão abraçando o esporte, e aqui no Brasil continuaremos fazendo o mesmo, investindo nossos atletas, em grandes competições e grandes sonhos”, afirmou o ministro.
Desde o início da candidatura conjunta das cidades, o Ministério do Esporte apoiou a iniciativa e integrou o comitê gestor responsável pela proposta, com o objetivo de oferecer suporte institucional do Governo do Brasil e atrair mais um evento esportivo de impacto internacional para o país.
O Brasil, que recentemente sediou o Mundial de Ginástica Rítmica, no Rio de Janeiro, será palco do Mundial de Marcha Atlética, em 2026, e da Copa do Mundo Feminina de Futebol da FIFA, em 2027, reforçando o protagonismo nacional na realização de grandes competições esportivas.
Histórico dos Jogos
Os Jogos Pan-Americanos são realizados desde 1951, quando Buenos Aires sediou a primeira edição. O Brasil já recebeu o evento em duas oportunidades: São Paulo, em 1963, e Rio de Janeiro, em 2007. Em 20 edições realizadas, o Paraguai nunca havia sediado o Pan. Assunção chegou a disputar a eleição para os Jogos de 2027, mas perdeu para Lima, capital do Peru, que será a anfitriã da próxima edição.