O novo modelo de transporte público de Petrópolis começa a ganhar forma com o avanço das discussões sobre as duas troncalizações que podem redesenhar o sistema de ônibus da cidade. A proposta foi tema central de uma reunião entre a CPTrans e representantes da Transportes Urbanos de Petrópolis (Turp), realizada no fim de setembro, e faz parte do relatório judicial que avalia a operação da concessionária.
A primeira troncalização está sendo debatida para implantação na região do Quarteirão Brasileiro. Já a segunda troncalização vem sendo debatida na região de Araras/Vale das Videiras. A proposta é criar corredores troncais com linhas alimentadoras, permitindo viagens mais rápidas e maior aproveitamento da frota.
Retomada de linhas
O relatório informa também que a retomada das linhas 657 (Rio de Janeiro via Alto da Serra) e 658 (Espírito Santo via Alto da Serra) está prevista para o dia 13 de outubro.
Essas linhas estavam entre as seis inoperantes e sua reativação representa o primeiro passo da nova estrutura de transporte. Segundo a CPTrans, a medida deve melhorar o atendimento aos moradores das comunidades do Alto da Serra, que atualmente dependem de linhas alternativas.
Desempenho da empresa
O relatório — parte do processo judicial que acompanha a recuperação da Turp — mostra que, embora ainda existam gargalos operacionais, houve avanço na regularização de linhas críticas e redução das falhas mecânicas.
Entre os dias 16 e 30 de setembro, a empresa reduziu em dois terços o número de autos por defeitos mecânicos e ampliou o reforço nas linhas Águas Lindas (603), Bairro da Glória (613), Carangola (615), Atílio Marotti (637) e Posse (711).
Por outro lado, metas como retomada total de linhas e regularização da frota contratual ainda não foram cumpridas. O principal motivo é a falta de motoristas, o que impede a operação plena mesmo com veículos disponíveis.
Soluções em andamento
Para enfrentar o problema de pessoal, a Turp informou estar recrutando motoristas em balcões de emprego e realizando campanhas de seleção. A empresa também passou a oferecer bonificação mensal a funcionários que concluírem o período de experiência e permanecerem no cargo.
De acordo com o chefe da Divisão de Transportes Públicos da CPTrans, Alexandre E. de Lima, a Turp no período manteve estabilidade, com avanço pontual na redução de infrações mecânicas (20% das metas), sem retrocessos.
“Contudo, as metas ligadas à retomada de linhas, da frota e redução de autuações seguem sem evolução, em razão da incapacidade da empresa de manter quadro suficiente de motoristas. A superação desse entrave depende da efetividade das ações de recrutamento e retenção em andamento, condição necessária para viabilizar a recuperação gradual da operação”, concluiu.